11 Semanas depois...


Conforme programado, semana passada (ou retrasada, depende de quando você estiver lendo esse post) antes de embarcar pra férias eu refiz o teste de FT.

Mesmo protocolo do teste realizado no começo desse ciclo, com uma pequena variação no aquecimento.

O resultado foi além de bom. Todos os marcadores estavam na casa dos 20w mais altos. O pico de 5min ainda é fraco considerando o histórico, mas teve um ganho muito significativo se levar em consideração que nesse período não houve intenção, nem treinos específicos para esse fim.

O que mais me agradou foi o FT voltando a casa dos 330 e altos wats. Acima de 335w e perto dos 340w. Desta vez o teste foi bem mais "fácil" que da primeira vez, tanto que eu conegui apertar um pouco o rítmo nos últimos 4-5min, e se não levar em consideração o 1o minuto (de rampa) a potência ficou o tempo todo na casa dos 360w.

20+w é bastante ganho pra um período de menos de 3 meses. Pequena parte obviamente se deve ao meu histórico (claro que todo o tempo que eu já passei em cima da bike na vida tem que ter algum peso nessa história toda), mas mesmo assim, foi uma melhora além da esperada. Grande parte dela se deve ao fato de eu, em nenhum momento, ter feito "a mais" do que o programado... As vezes em que o treino parecia fácil e sem desafio, eu mantinha o plano. Nas outras que parecia pouco e podia ir mais, eu mantive o plano - Com certeza o fato de estar confinado ao rolo facilitou nesse aspecto - sem "turma", nem fatores externos pra inflacionar o rítmo!

Agora, após um "break" de 7 dias retorno para um segundo ciclo - como eu já havia comentado, focando muito mais na "base" e "endurance" do que nos treinos de limiares, o que talvez faça com que o FT fique estagnado por pelo menos mais um a dois meses. Mas é parte fundamental pra conseguir evolução. E, junto a isso, aproveitar os treinos mais longos e menos intensos pra perder "algumas arrobas" que eu ganhei no deorrer desses meses "intermináveis"!

Pra quem quiser ver, aqui o arquivo do teste da última quarta-feira.

Continuarei dando updates dos treinos aqui, mas como agora as coisas vão se mover mais "lenta e longamente" farei em espaços maiores também.

Abs

LODD

4 comentários:

Rafael Camacho disse...

Lodd sei que vc é um entendido em potencia e ajustes de bike vc poderia passar um e-mail para que eu possa tirar umas duvidas contigo, obrigado Rafael

LODD disse...

Rafael,

manda para lodd uol.com.br

Abs

Rafael Camacho disse...

Valeu mesmo obrigadooo

Unknown disse...

Fala Lodd tudo bem ? Onde vc fez o teste ? To com vontade de fazer também. Um abraço