Números, números, números...

Que época terrível... os números no começo de temporada costumam ser implacáveis. O medidor de potência me mostrando o quanto eu perdi e a balança o quanto eu ganhei L

Este ano no entanto, está pior ainda. Pela primeira vez desde que eu entrei pro esporte eu PAREI por 3 semanas. Não, não fiquei doente, não tive nenhuma lesão, e também não perdi a vontade da coisa. Eu simplesmente estava cansado. Muito cansado.

2009 foi um ano bom pra mim no esporte. Consegui alcançar algumas metas pessoais e perdi outras, mas o balanço geral foi positivo. Entretanto, acabou sendo um ano muito corrido, com trabalho e casa consumindo mais que o normal.

Agora 2010 começa, e bem do começo mesmo. De 2009 sobraram somente experiências, parece que nenhum resíduo de “fitness” ficou pra contar a história. E como tudo sempre tem que ter o lado bom, muitos livros sobre treinamento dizem que as vezes é necessário perder para poder ganhar, e é nessa premissa que eu me apego sempre que me vejo em situação desfavorável (eu contra eu mesmo J).

“A coisa com planejamento é que uma hora a gente tem que executar”- Scott Molina

As metas para 2010 estão no papel e graças à minha grande perda de performance nesse início de ano elas passaram a ser bastante ousadas, mas alcançáveis se bem executado.

Watts, what watts????

Nunca me peguei em números absolutos de potência no ciclismo, minha meta sempre foi evoluir. Fosse 5 ou 50watts, a evolução era o que me mantinha na linha, cada final de ano que eu via minha potência de limiar aumentando, comemorava tal feito. Este ano no entanto eu tenho um objetivo, quero chegar ao pico da temporada com o limiar de potência próximo dos 5w por kilo de peso, o que no meu caso vai ser coisa pra caramba. Ano passado eu cheguei perto dos 4,5w/kg em algum momento da temporada, mas não consegui manter por muito tempo... este ano a meta ainda esta pelo menos 40w de distância e 5 kilos acima L.

Se eu chegar lá, talvez em 2011 eu vá tentar uma coisa que eu descobri existir recentemente – o recorde mundial da hora máster (dessa o Sebá vai gostar J). Não que eu me ache o “gás da coca-cola” em termos de genética ou capacidade física, mas eu no fundo acredito que sou capaz de me “torturar” o suficiente pra poder brincar nesse quintal – E como só a partir de 2011 vou poder competir como máster novamente, fica aqui um projeto para 2 anos...

De qualquer maneira, esse é o plano pro ciclismo e vou tirar um tempo pra treinar para duas provas em especial: os campeonatos brasileiros de perseguição em pista e de CRI em estrada.

No triathlon, vou continuar dando muito trabalho pra Rô me fazer correr, e lógico que com os objetivos do ciclismo ela vai ter trabalho em dobro esse ano... no ano passado conseguimos um excelente progresso, o que com certeza me deixa muito esperançoso para esse ano. (Existem objetivos de tempo de corrida este ano também, óbvio!).


E pra chegar lá?

Lógico que além de cumprir os treinos e planilhas, existem algumas coisas que devem partir do atleta (no caso, este que vos escreve):

Primeiro, e mais importante para esse ano é o sono. Pra mim, dormir sempre foi doping, e foi algo que ficou negligenciado completamente no segundo semestre do ano passado. Estou acertando uns horários e detalhes para que eu possa dormir uma media de pelo menos 30min a mais por noite, o ideal é alcançar uma media de 1h a mais por noite, o que não quer dizer dormir 4h durante a semana e 12h de finais de semana. Pra mim a qualidade de sono é alguma coisa como a melhor media, variando pouco de dia pra dia.

Segundo, que está diretamente ligado ao primeiro: cortar a cafeína... Além de influenciar no sono de várias maneiras, ela interfere diretamente na capacidade de comunicação que eu tenho comigo mesmo pra saber o quanto realmente eu estou ou não cansado!

Terceiro: Voltar para um nutricionista por motivos óbvios já que massa corpórea tem um impacto direto nas metas deste ano, tanto para o pedal quanto para corrida.

Quarto, Pilates: Musculação, pra mim traz zero benefícios. É só tempo que me toma que eu podia estar nadando, pedalando ou correndo – E antes que me perguntem: não, eu não vejo relação nenhuma entre Leg Press e ciclismo, qualquer um empurra mais que eu na máquina, mas isso é opnião MINHA e costuma gerar muita discussão. Agora, se tem algo que eu acredito (pois ainda não testei) que pode ajudar muito o atleta é algum trabalho de fortalecimento do “core” aliado a alongamento. Eu optei pelo Pilates por uma simples questão de facilidade, tem um Studio a 2 quarteirões da minha mesa e horários compatíveis com os meus, portanto vou testar por 6 meses!

Quinto e último: Procurar áreas de melhora, o que é assunto para a próxima postagem!

Que venha 2010!

9 comentários:

Marcos Apene do Amaral disse...

Tenha uma grande temporada!

Marcos Apene do Amaral disse...

E Gambare!

Sebastian disse...

Lodd, vc sabe que tem uma grande torcida que te apoia na ideia de buscar o recorde da hora na categoria, isso não é porque são teus amigos ou te acham legal ou para serem simpáticos, mas porque já te viram fazer coisas insanas como aqueles 120km nas represas a 42 de média. Portanto vá pra cima.
E se eu aguentar tua roda nos treinos já me darei por satisfeito :-)
Abraço,
Sebá

mariutti disse...

Fala Lodd!!!

Eu apóio sua busca pelo recorde da hora!

Farei uma oferenda ao Hare Ácaro para que ele lhe ajude.

abs
Du

Marcos Apene do Amaral disse...

Coincidentemente achei algumas coisas interessantes e lembrei de você! Tomara tenham uso, nem que seja para reforçar a torcida com este que vos fala para a realização dos seus objetivos! Segue:

http://alex-cycle.blogspot.com/2009/05/another-hour-of-power.html

Gambare, MAA

LODD disse...

Sebá e Dú, eu sei que vocês apoiam a insanidade faz tempo, mas como eu disse primeiras coisas primeiro... tem um monte de outros objetivos antes, e tentar uma coisa dessas vai precisar de uma logística absurda, além de muito preparo físico e psicológico. Vou continuar com as minhas brincadeiras e ver onde elas me levam...

Marcos, eu já tenho esse link salvo e guardado para referências futuras, aliás foi onde eu descobri que existia um "record" pela UCI pros velinhos. Isso porque eu mandei inúmeros e-mails para a CBC perguntando se eles tinham algo para o Brasil (eu sei que já houve um recorde brasileiro da hora, se não me engano estabelecido pelo Anésio Argenton). De qualquer maneira é uma referência, não em números por que esse australiano é um anão - 302w p/ 48kph!?!? Eu ainda não testei num velódromo indoor, mas acho que vou precisar de uns 360-370w pra poder começar a brincar :-(

Além do mais, esse Alex Blog é bom demais... já peguei um monte de dicas para provas de perseguição nele!

Obrigado,

LODD

Leng disse...

Lodd my friend ... para o recorde da hora ... w/kg nao vao te ajudar muito ... w/cda é o mais indicado para vc tentar este recorde. Portanto vc precisa de trabalhar tanto na potencia quanto na sua posicao ( que ja é muito boa , entonces ... vai ser na força bruta mesmo ).

Unknown disse...

Zé a unica coisa que quero é poder estar nesse velodromo no dia de Tal façanha. No que precisar pode contar comigo.
Abr.

Adriano
Padaria Real/Cannondale/Sorocaba

ciro violin disse...

Isso mesmo!!
Faço das palavras do Adriano, as minhas.
Gostaria de saber a data e o horário para eu possa estar lá para ver.
abs e até sábado
ciro