Última etapa do TT Vélotech



Ontem aconteceu em Holambra a 4a e última etapa do TT Vélotech 2011. Infelizmente, devido ao acidente esta foi só a 2a vez que pude participar - mas ano que vem, se Deus quiser estarei garantido em todas as etapas!

Foi também meu primeiro esforço "pra valer" em cima da bike de contra relógio.

Foi uma semana VIOLENTA de treinos. Pegou exatamente um bloco de muito volume de base e alguma intensidade. Mesmo tendo acumulado 750km de pedal durante a semana, cheguei na prova pronto pra dar o máximo - O engraçado desses blocos de muito volume é que as vezes você acorda se sentindo um lixo, mas basta subir na bike e "brigar" nos primeiros 30min que tudo se encaixa...



Ontem foi um dia desses... Como parte do plano de treino, saímos pedalando de Vinhedo para Holambra (65km) Eu, Aninha, Fred e Marcão - E foi assim, depois de uns 30 min tava tudo em "automático" e rodando.

Chegamos em Holambra ainda com um tempo para alguns últimos acertos (e troca de bike no meu caso que ainda não consigo ficar muito tempo na bike de TT sem a musculatura do pescoço chiar)



Não sei não, mas essa foi de longe a etapa mais forte de todas... Estavam alinhados pra largada os melhores "animais" da região.. Ciro Violin, Bruno Lemão (vencedor das 2 primeiras etapas), Dani Betitto, Marcão, Cassiano, além do atualmente imbatível Antônio (campeão da última etapa)... Mas sempre com aquele clima de "treinão entre amigos" que marcou todos os eventos deste ano!

Lógico que a hora que deu a largada a cobra fumou! Concentração total e foco, porque alí ninguém ia brincar em serviço - E não deu outra... foi a etapa mais embolada pra cronometragem, com colocações no pódio sendo decididas num único segundo. Contra Relógio digno de voltas! Muito bom, muito consistente e muito forte!

Eu? Bom, fiz o meu melhor tanto física como taticamente! Mas ainda não foi suficiente pra desbancar o favorito Antônio. Cheguei 30s atras dele, mas MUITÍSSIMO feliz com o meu desempenho e aquela sensação de estar de volta em forma!

Cassiano, companheiro de treinos ficou com um terceiro lugar embolado entre o Lemão e o Ciro. Realmente, essa foi uma daquelas provas decididas nos "detalhes" e porenquanto, o Antônio está acertando mais esses "detalhes" do que todos nós! Grande atleta (que descobri vai ser companneiro de empreitada nos alpes em agosto do ano que vem - MUITO BOM!) e merecedor das vitórias... Estão todos de parabéns!



Pra finalizar a semana insandecida de treinos, voltei de Holambra pra Vinhedo sendo castigado pelo Marcão (tá bravo comigo? rsrs) sol, calor, vento, chuva... Mas REALIZADO!

Obrigado ao Pipo (Véloetch), Waguinho (MundoTri), Ana Borba, Ana Oliva (Lauf) e Power3 por tornarem esse evento possível!
_______________________________________________________________________

Uma comparação interessante:

Etapa passada, como ainda não podia ficar apoioado no ombro, fiz com a bike AeroRoad (tubos aeros, mas posição clássica de ciclismo) - num dia sem vento, precisei de 355w para manter pouco acima dos 40kph.

Ontem, de bike de TT (mesmos tubos aeros, mas geometria e posição aerodinâmica) - cansado da semana, não consegui manter mais que 340w o que num dia de muito vento renderam 42kph.

Uma dica importante que fica aqui (e talvez mais pra frente faça um post com alguns outros números comparando isso) é que antes de você gastar milhates de reais por causa daquele "pentelhésimo" a menos de arrasto aerodinâmico que aquele super quadro novo promete, talves seja muito mais interessante gastar algumas dezenas de reais e arrumar sua posição em cima da bike!

Abs

LODD

9 comentários:

Rafael Esteves disse...

isso ainda faz parte da estratégia descompressiva?

LODD disse...

Cebeça,

Muito provavelmente, não... Mas quinta feira no mergulho a gente tira a prova :-D

Mateus (Gui) disse...

Duas perguntas:
1- Vai manter essa posição pra França?

2- Porque não capacete aero?

Valeu Lodd, a posição ta foda

LODD disse...

Fala garoto...

Bom, quanto a França, praquela prova só de bike road! o único contra relógio que tem lá é subindo o Alp d'Huez então nem clip vou usar ;-)

Quanto ao capacete, bom... sinceramente nem pensei nisso já que foi um treino longo com um CRI no meio. Eu saí pedalando de road bike com uma galera, fiz a prova e voltei totalizando 155km. Eu despachei a bike no carro da Aninha e podia ter feito o mesmo com o capacete - foi falta de "comprometimento" mesmo... Falha minha que podia ter me economizado alguns segundos, mas nada que fosse mudar o resultado geral (acho eu).

Abs

Max disse...

Lodd,

em números redondos, levando em conta ciclista + bike juntos:

Cx do atleta: 75% do arrasto total, que vc. otimiza com 200 a 300 Reais;

Cx da bike (incluindo rodas, perfis aero, frente integrada, pedal aero e outras ratoeiras: 25%, que você compra com vários mil....

Pra bom entendedor.....

Anônimo disse...

Olhando as duas fotos do seu blog, uma do destaque e a outra do contrarelogio percebe- se uma diferença na sua posição na Bike. Uma posição menos agressiva agora...mudanças de posição devem ser feitas de acordo com a prova ou devemos manter aquela que nos adaptamos melhor?
Rodrigo

LODD disse...

Rodrigo,

Eu sou a favor de mudar posição de acordo com a prova. Por exemplo, contra relógio que é uma prova curta e eu não tenho que correr depois, abuso da agressividade.

Este contra relógio em questão, ta menos agressivo até do que o IM! Porque eu venho de muito tempo parado, por isso a musculatura ainda não está "re"acostumada, e to com um "panceps" que ainda limiita o posicionamento!

Abs

Hadassa disse...

Parabéns!
Adorei seu blog, vou te acompanhar.
Estou iniciando no mundo da corrida e adoro ler sobre esportes.

Bons treinos pra vc... =))

fabio disse...

Lodd, sou triatleta e ortopedista, talvez a ordem seja ao contrario, mas gostaria de saber se voce poderia me ajudar a interpretar os indices do wko. Me explicar pra que serve cada um, os testes que tenho que fazer e como avaliar os resultados. Queria poder me deslocar ate curitiba para fazer o curso com max mas este ano nao vai dar. Me ajuda a melhorar pro iron brasil 2012. Abraço.