Histórinha da HORA!


O ano de 2002 provavelmente marcou a interseção de duas grandes paixões, eu me dividia igualmente (70% para cada) entre o mergulho e o triatlon, foi o ano de expedição para Bonito com uma bike agregada a quase meia tonelada de equipamento de mergulho e de viagens à Noronha para cursos onde os dias começavam antes da 5 da manhã para dar tempo de treinar antes de carregar o barco e sair pro mar...

Foi neste ano que o Mr. Recorde da Hora Chris Boardman por muita sorte entrou para o mundo subaquático através da certificadora que a gente representava aqui no Brasil. Não precisa dizer que os fóruns de discussão da GUE (Global Underwater Explorer) pararam de falar sobre tabelas de descompressão, misturas gasosas, mergulhos profundo para falar sobre CICLISMO, e eu como um recém apaixonado aproveitava para sugar cada pedacinho de informação que podia deste herói que para mim era até então um ilustre desconhecido.

Algumas coisas me marcaram bastante dos posts do Sr. Boardman no fórum de mergulho...

A primeira e talvez a que eu mais usei desde então foi exatamente aquela que eu julguei ser a receita do sucesso (e do recorde até hoje vigente) do Sr. Boardman.

Quando perguntado por um dos participantes à que ele atribuía sua marca, se era devido à sua condição física superior, ele disse mais ou menos o seguinte: excetuando o fator psicológico (que julgava ser o de maior peso para quem busca tal marca) ele sabia que não era melhor do que nenhum dos antecessores, sabia que seu limiar de potência era inferior ao grande Indurain, Rominger e Moser. Mas ainda segundo ele, só precisava conseguir usar toda sua força numa posição mais aerodinâmica (superman) que ele bateria o recorde. E realmente ele tinha razão, com 445w ele colocou mais de um kilômetro no recorde anterior estabelecido por Rominger (que usou 468w) e mais de 3km no recorde de Miguel Indurain que usou assustadores 477w!!!

O segredo para isso, de acordo com Boardman, vinha de um treino de força que ele fazia. Usando a posição da prova ele fazia séries de “musculação”, várias repetições de 1min numa resistência muito alta (ele nunca entrou no detalhe dos números, infelizmente) com cadência absurdamente baixa, por volta dos 30RPM, recuperava e repetia. Lógico que ele nunca deu detalhes do protocolo, mas falou muito sobre os benefícios desse treino: Adaptação da musculatura, ganho de força, aumento do alongamento muscular, grande recrutamento de fibras musculares, alem de obviamente se preparar para a tortura de andar no limite por uma hora.

Diz o ditado que nunca se deve copiar o treino de um campeão porque a gente nunca sabe se ele é campeão por causa do treino ou apesar do treino, mas lembro que ele foi muito persuasivo na época e eu passei a aceitar a idéia como verdade, e incorporei aos meus treinos.

Hoje durante o pedal no troféu Brasil eu tive um momento daqueles que tudo estava perfeito, as pernas estavam excelentes e tudo fluía... foi quando eu me dei conta do resultado deste tipo de treino: Quando você briga contra o vento, quanto mais força você faz, mais ele te empurra pra traz. Portanto, a inércia tem que ser mantida a todo custo durante o ciclo de pedalada, e quando mais rápido você anda, mais isso se torna imprescindível. Se tua pedalada vai aos trancos, em cada “ponto morto” do ciclo o vento vai vencer a batalha. E os treinos “a la Boardman” ensinam tuas pernas a vencer a batalha contra o vento nos 360o.

Para quem gosta de números e história, este link mostra detalhes dos recordes da hora, enjoy!

9 comentários:

Alexandre Gantus disse...

Aos poucos os segredos vão sendo revelados.....:)

Parabéns pelo Blog e pela prova de ontem!!!

Abraços,

Ale Gantus

cfportugal disse...

Tive a felicidade de acompanhar de perto partes da prova, algumas de perto mesmo, infelizmente não pude lhe dar os prabéns na chegada, (estava ao lado do meu irmão, correndo, dando força no primeiro olimpico dele) fiquei muito feliz em saber que ultrapassou a marca das 2 horas e fez uma corrida quase perfeita, pedal nem vou comentar, seria redundante dizer que sou fã. Parabéns novamente!!!
Abraços
Christiano Portugal
P.s. Gostou do tapinha na bunda na segunda volta da natação? =D

ciro violin disse...

Tempasso de 1h59 no Troféu Brasil!!
Um pedal de 57min sendo o quinto melhor do dia.
mandou muito bem!!!
Parabéns!!

LODD disse...

Alê, nunca me neguei a entregar os milagres e os nomes dos santos, o maior problema é ter fé e disposição para pagar a promessa ;-)

Chirs e Ciro, obrigado pelos comentários, ontem foi um dia muito bom.

Abs,

Luiz Eng disse...

O Boneca ... baita prova hein !!! Parabens

mariutti disse...

Grande Lodd!!!!!
Tudo certo? Parabéns pela prova!!!
Abraços
Du

Hely disse...

Prova perfeita, Parabéns!!!!
Os educativos que escreveu foram perfeitos, estou executados toda semana, valeu pelas dicas e continue assim, uma "enciclopédia" viva...Parabéns!!!!

Ana Flávia disse...

LODD, parabéns pela prova no Troféu Brasil... a Bike, como sempre, dispensa comentários... agora a corrida.... Tá voando heim!!!!!!!!
Ontem o Hely me mandou fazer um educativo que vc ensinou na matéria anterior e quase desmaiei em cimada bike rsrs.
Valeu pelas dicas!!
Bjs
Ana

Unknown disse...

Falaeh LODD...

Parabens pelo Blog, muito bacana... e parabens tb pela prova em Santos.

Grande abraco!!!

Diogo