Tour de France 2010



Parceiros de equipe em 2009 mas inimigos na estrada, Lance Armstrong e Alberto Contador voltaram a se encontrar nesta quarta-feira. Eles estiveram na apresentação do percurso de 2010 da Volta da França, que foi vencida pelo espanhol Contador nesta temporada - a atração em 2009 foi justamente o retorno de Lance da aposentadoria.

E, enquanto os dirigentes se preocuparam em mostrar o trajeto para a próxima edição da competição, que terá 3.600 km em 20 etapas, os ciclistas voltaram a trocar algumas alfinetadas. Pela parte de Contador, tirando Lance da lista de "grandes rivais" para as próximas disputas. Já o norte-americano afirmou que não é só o espanhol que o preocupa nas competições.

Contador elegeu Andy Schlek como adversário a ser batido. "Ele é meu principal rival. É o corredor que está mais próximo e com quem tive batalhas nas montanhas. Ele ainda sabe se beneficiar dos contrarrelógios", elogiou Contador, bicampeão do Tour.

Sobre a edição de 2010, ele fez elogios ao percurso. A prova terá mais etapas de montanha do que na última edição, sendo que a cadeia dos Pirineus, na última semana, definirá o resultado. "Será um Tour mais duro do que o de 2009, e as montanhas serão mais importantes para o geral do que o contrarrelógio", analisou.

Lance Armstrong, que tentará mais uma vez o octocampeonato da Volta da França, também citou Andy Schlek, de Luxemburgo, como um dos favoritos, assim como o irmão de Andy, Franck. Outro que deve despontar, segundo ele, é Bradley Wiggins, britânico.

Sobre o percurso, ele avaliou que haverá mais probabilidades de uma corrida mais aberta, depois de um Tour dominado por Contador em suas etapas finais. Na próxima edição, os rivais não serão mais companheiros de equipe, já que Lance criou seu próprio time, a RadioShack.

Uma novidade para 2010 é que o Tour saíra de Roterdã, na Holanda, passando por Bruxelas e Spa, na Bélgica, antes de entrar na França. A chegada, como é tradicional, terá como destaque o Champs Elysees, em Paris. A competição vai de 3 a 25 de julho.

Nenhum comentário: