Bikes Super Slow em Kona - 2010


Vale a pena ressaltar que isso já era km 170 da prova e com certeza muitos já não estavam mais no "sofá de casa". Mesmo assim, e por isso também dá pra notar muita coisa interessante.

Antes que alguém pergunte: A posição que o TJ usa foi provada por Floyd Llandis e mais recentemente Levi Leipheimer como super aero, e inclusive foi banida pela UCI - mas não parece boa depois de 170km... definitivamente ele devia ter ficado no "arroz com feijão".

5 comentários:

Max disse...

Lodd,

interessante observar que quase todos pedalam na ponta do pé. Se você olha o Cancelara pedalando por exemplo, vê que o pé dele apresenta aquele movimento circular tão característico dos bons passistas, e a sola do pé fica mais nivelada.

Esse alemão que chegou atrás do Lieto estava no IM Brasil acompanhando a namorada (Hillary Biscay). Ele passou pela loja, e entre outras descobri que além de muito simples e simpático ele tem o melhor tempo de pedal em Lanzarotte.

The Germans are back.

m.

simplifique disse...

Caramba, essa pergunta do Max é muito bem vinda. Eu, realmente, não entendo a diferença de pedal do tri e dos ciclistas. Isso deve mudar tudo desde o FIT até a fadiga muscular. Mas, o que está correto? Me ajudem !!!
acruzcosta@gmail.com

LODD disse...

Max,

Bingo... Tem um punhado de watts ficando pra trás nesse "kick".

Como eu disse, isso já era no final do pedal, mas esse lance de pé embicado costuma aparecer bem antes.

Por incrível que pareça, a melhor técnica a essa altura era a da Macca, embora a posição dele não fosse lá tão aero - o que a julgar pela distância que ele estava do Raynard, nem precisava ser rsrs.

Uma coisa que em chamou a atenção é como o Marino usa uma bike muito mais alongada, parece até que não tinha o tamanho dele... mas ele tem um fêmur de uns 2m, o que deve dificultar o bike fit.

Agora, nenhum deles mostrou balanço significativo no quadril, o que entre outras coisas mostra que realmente todo mundo chega "meio inteiro" pra correr...

LODD disse...

Xampa,

Como disse o Max, contra relogistas e triatletas (deveriam) pedalar com o pé mais alinhado ao chão, isso ajuda a distribuir mais potência durante o ciclo completo da pedalada.

Na verdade isso vale pra todo tipo de ciclista, mas quando no pelotão. preparando pra um sprint ou uma arrancada / fuga, se você pedala com o pê "solto", pode usar a contração da panturrilha praquela explosão extra.

Isso eu falo sem embasamento técnico, só prático. E eu sou um zero a esquerda quando no que se refere a explosão / sprint; mas essa é a impressão que eu tenho.

Anônimo disse...

Vou dar minha opinião aqui, mesmo sendo totalmente leigo. Na verdade, são algumas impressões.

1) A posição de Alexander, o Craig. Esse cara fez bike fit???

2) Uns dois ciclistas aparentam estar com bikes muito grande!!!

3) o Macca, pelo conjunto da obra, aparenta estar realmente mandando bem, diferentemente da posição de Alexander, uma das mais destoantes dos demais...

É isto.

Vlw!!!