Começando as alterações (finalizado)

Hoje comecei algumas mudanças no fit da minha Felt. Já que a fase do "conforto" pra IM passou, agora vou aproveitar o potencial ABSURDO que essa bike tem pra conseguir alguns ganhos aerodinâmicos visando provas mais curtas e provas de CRI - é... o Brasileiro ta aí e a idéia é "participar" :-)

O vídeo abaixo mostra a primeira mudança: Abaixei bem a frente e um pouco o selim. Já que pra provas mais curtas eu tendo a usar uma potência bem mais alta, isso acaba influenciando diretamente minha cadência, que passa de baixíssima (na casa dos 70RPM) pra razoável (na casa dos 90RPM) e por isso eu acabo conpensando um pouco na altura do selim.

Fechei um pouco o clipe também pra tirar um pouco do arrasto criado pelo posicionamento das mãos.




No geral gostei das mudanças. Comecei bem, mas ainda tem uns ajustes finos pra se fazer: A bike parece um pouco "desequilibrada" no rolo solto, vou ter que testar na estrada pra ver e talvez precise abrir um pouco o clipe de novo. Fora isso, vou testar recuar um pouco o selim, sem alterar minha posição em relação ao movimento central, isso vai deixar meu quadril um pouco mais "livre" e as costas um pouco mais retas.

LODD

P.S. Conforme as sugenstões do Max nos comentários, fiz algumas outras mudanças para o que agora me parece definitivo. Troquei o avanço por um maior, e recuei pouca coisa o selim. Consegui uma posição mais "baixa" e com as costas mais retas.


5 comentários:

Pablo Bravo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Max disse...

Mmmm....essas costas um pouco mais retinhas, com a escápula aparecendo.....

Quem sabe o cotovelo um tico mais pra frente e o selim um tico mais prá trás....

LODD disse...

Max,

A idéia é essa, se bem que as costas MUITO retas acabam alongando demais meu abdomen e por incrível que pareça eu perco força!?!?

Vou colocar um avanço um pouco maior e mexer o selim coisa de 1cm pra tras no máximo, não pretendo mudar o angulo do quadril, só vou sentar mais pra frente do Adamo ganhando assim uma rotação extra do quadril. Só preciso ver se o clipe não vai ficar muito longo com a nova mesa, já que isso tem que ser gabaritado no brasileiro de CRI.

Assim que chegar no finalmente posto outro vídeo. Aliás, achei uma ótima faer vídeo pedalando no rolo solto pra avaliar a posição - no fixo a gente tende a "roubar", coisa que não dá pra fazer no solto!

Abs

Max disse...

Lodd,

se ficar longo vc. tem duas saídas:

1) mantém a posição do cotovelo e corta o extra na ponta do clip - 1cm é moleza e não vai prejudicar a posição como um todo; ou

2) apela para a regra de exceção morfológica - tem que avisar o comissário antes da prova - e aí o critério passa a ser a posição do joelho em relação ao eixo do pedal (tipo KOPS). Daí vc. faz o que todo o contra-relogista experiente (pra não dizer malandro) faz nessas horas: senta mais pra trás na medição, e volta a sentar mais pra frente na prova....

ab.

LODD disse...

Max,

Ta lá a alteração. Me parece quase perfeito agora (a curva da perfeição tende ao infinito, por isso nunca vai estar 100% rs)

Eu preciso mesmo é ir pra estrada. Vamos ver se um dia eu venço essa preguiça que se instalou pós IM e parto pro teste, mas a única coisa que eu acho que ainda posso mexer é na altura do selim (descer meio centímetro). Mas só depois de andar mesmo com ela.

Quanto à exceção morfológica, eu apelo pra isso toda vez :-)

Vamos ver...

Abs

LODD