Respondendo (parte I) - Qual Powermeter


Abrindo um espaço pra responder algumas perguntas que têm aparecido com frequência - Incrível, mas ainda tem gente que acha que eu entendo alguma coisa!?!?! :-D

Bom, o pessoal têm me perguntado qual o medidor de potência que eu recomendo? Acho que já postei alguns prós e contras de cada modelo ha algum tempo atras, mas não faço recomendação. Posso dizer qual o meu "eleito" e porque:

PowerTap da CycleOps - até debaixo dágua!

Não é o mais confiável (esse ainda fica por conta dos medidores SRM - usados já ha mais de uma década pelo pelotão pró), mas já foi testado e batido o suficiente pra provar que é confiável. Além de, se necessário, possuir um excelente atendimento pós venda.

Também não é o mais "versátil" pelo fato de ser um cubo, montado direto em uma roda e forçando assim o atleta usar a mesma roda sempre (ou ter mais que uma roda para treinos, competição, etc..)

MAS... embora no papel o SRM ainda seja o melhor e a limitação de versatilidade dele só se dê "em teoria" na escolha do pedivela, eu elegi o Power Tap por alguns "poréns"

1o - Mesmo estando "apegado" a uma só roda, ainda é o sistema mais barato e extremamente versátil para quem pedala com mais de uma bike e como eu, faz questão de usar um medidor de potência até em treinos regenerativos.

2o - Dependendo do que o atleta já tiver, ainda pode ser uma opção mais barata para montar 2 rodas (treino e competição) do que um SRM

3o - A coisa de ter que mandar pra fora do país pra trocar bateria e calibrar... Um maníaco como eu ia precisar de um de reserva (ou ia ficar pilhado cada vez que a bateria estivesse pra acabar). Vai parecer coisa de Nerd, mas isso ia acabar gerando inconsistência nos meus treinos.

Números por números, ambos são iguais... pelo menos no que diz respeito a precisão dos números - Eu sei, que alguém vai dizer que pela natureza da obtenção de dados, o SRM marca mais potência que o powertap pois o PTap tem energia dissipada na corrente antes de chegar ao cubo, coisa que o SRM não tem. Certo, do mesmo jeito que quando lançarem o medidor de potência nos pedais, vai ter leitura numérica maior do que a do SRM. Mas o que acaba importando é a consistência nas leituras se o atleta pedalar 10w hoje e 20w amanhã foi uma melhora de 100% e pouco importa esses poucos watts que um lê a mais que o outro.

Ainda uma nota sobre a durabilidade dos PowerTaps - tenho 3 cubos PTap com fio, sendo um desde 2003. Um deles já tem mais de 20.000km e NUNCA deu nenhum problema.

O GRANDE PROBLEMA: Rodas disco - pra quem "precisa de qulaquer maneira" competir com disco, vai ter que morrer com uma boa grana pra adquirir uma roda específica com PTap (ainda não cheguei lá... quando eu uso disco geralmente eu não vou precisar dos números)

E os outros? Bom, antes de começar as trocas pelo mundo dos "sem fio" eu pesquisei... O Quark parece um excelente custo benefício, mas parece que ainda têm algumas unidades que apresentam problemas e tem alguns bugs, e ainda "era" uma empresa nova, sem muito nome no mercado - o que acabou pois foi recentemente adquirida pela SRAM (grupos).

Espero que ajude.

LODD

8 comentários:

Guilherme F Gardelin disse...

LODD, participei da palestra/conversa sobre powermeter organizada pelo Max lá em Floripa antes do IM, e tenho uma dúvida que talvez vc possa esclarecer: durante a semana não consigo pedalar na rua (leia-se USP, sou de SP) e portanto pedalo em rolo (modelo simples, marca TransX). Estou me preparando ($$$) para adquirir um powermeter, possivelmente PowerTap, se eu usar o PowerTap no rolo, consigo obter dados confiáveis? Ou medidor de potencia só funciona em treinos de rua?
Abs,
Guilherme

LODD disse...

Guilherme, excelente pergunta.

Watts são watts em qualquer situação. No roo, no velódromo, na rua, na subida e na descida.

O que você vai notar com o uso do powermeter é que "parece" mais fácil produzir "watts" em determinadas situações, como por exemplo em subidas.

No caso do rolo, normalmente é mais difícil, primeiro pelo fao da falta de ventilação adequada, o que aumenta a percepção de esforço, e segundo pela falta da inércia natural que existe na rua. Mas, sempre depois de um período de "confinamento" (eu costumo treinar bastante no rolo tb) quando vou pra rua, meus números estão maiores - alguma coisa a ver com eficiência mecânica.

Isto posto, a melhor ferramenta pra quem treina indoor com certeza é um medidor de potência. Os treinos se tornam muito mais efetivos, e muito mais diretos.

Abs

LODD

Guilherme F Gardelin disse...

Valeu LODD, vc me "quebrou um galhão"! Abusando um pouco mais, vc já treinou em um computrainer? Pra quem pretende ficar algum tempo no rolo, é uma boa ferramenta? Dizem que é interativa, reproduz circuitos etc.
abs,
Guilherme

LODD disse...

Guilherme,

Já usei o computrainer sim. É um excelente rolo, mas como qq rolo não me fez passar de 1h30 de treino.

A leitura de potência do computrainer não é nem um pouco confiável. A única coisa excelente é que a resistência é gerada por carga eletromagnética, o que deixa o feeling mais real.

Ele tem mesmo uma espécie de videogame, onde você pode baixar percursos, a apostar corrida... mesmo assim, pra mim continua sendo um rolo e caríssimo.

Com o dinheiro gasto num desses, vc compra um bom rolo (kurt kinetic / CycleOps) e ainda um medidor de potência, o que vai te trazer muito mais resultados.

Abs

LODD

Guilherme F Gardelin disse...

Beleza, LOOD, obrigado pela resposta e pela experiência trocada, acho que vc tem razão.
Agora vou encher o Max para ele me vender um bom rolo e um medidor de potencia baratinho (hehehe)....
Abs,
Guilherme

LODD disse...

Guilherme,

Nas minhas mudanças para os PT sem fio, comprei com o Max uma roda montada com o SL+ num preço muito bom. A única coisa que eu trouxe de fora foi o cubo da Zipp. que eu fiz troca na CycleOps.

Abs

LODD

Aninha disse...

E ainda fala q nao entende nada, partner?
Imagina se entendesse!!!
Hehehe!!!
Q aula!! Espetacular!
Bjocas!

marcos disse...

LODD,e ai cara to pesquisano a respeito dos medidores de potencia, e vi seu Blog. Gostaria de saber qual medidor indica com melhor custo beneficio, to penssando num Cycleops, só que para isso terei que comprar dois cubos já que um é para roda de treino e outro para corrida, não ando tanto assim mas quero melhorar meu desempenho e até participar de algumas provas no ano que vem. Vi no mercado livre o pé de vela Sram S975 Quarq no valor de 5,500 o que vc acha? abraços