Super 12h


De todas as emoções que a bicicleta já me proporcionou essa foi 9.9 na escala richter, tremeu e abalou tudo, e vai levar MUITO tempo para ser superada com certeza… Super 12h de ciclismo no Rodoanel

Já tinha treinado uma vez para uma prova deste tipo, o Extra-Distance 800km de 2003, mas uma grande tragédia acabou com a possibilidade de participação da nossa equipe na prova. Pra ser honesto, acabou também com a minha vontade de participar de provas deste tipo…

Poucas semanas atrás, conversando com o meu grande amigo que tem me dado um suporte incrível nos últimos anos, Pipo (nome científico: Felipe Campagnolla) dono da Vélotech de Campinas, resolvemos nos inscrever para o evento. Sem pestanejar em menos de dois minutos chegamos ao consenso de mais dois nomes para montarmos um quarteto misto competitivo e participarmos da brincadeira:

Juliana Berti, conhecida de postagens anteriores por ser a versão LODD de saia – A paixão dela pelas magrelas, se ainda não passou a minha está perto. Ela é aquele tipo de pessoa e atleta pra quem tudo vale a pena se o desafio for ENORME, é… nada de coisas pequenas para essa gigante!

E Bruno Lazaretti (A.K.A. Alemão), esse é um integrante mais recente da família RM que já vem com credenciais estúpidas… Alguém já tentou nadar na esteira de uma lancha? Pois é, essa é a sensação que eu tive uma vez ao nadar, sei lá… uns 10 metros no pé dele. Ele já foi campeão paulista de maratona aquática, e começou há pouco tempo no triathlon mas ja pedala e corre como um veterano!

O texto que segue foi escrito domingo, depois da prova com as emoções ainda à flor da pele e mais de 33 horas (batendo o Unibanco) acordado!!! Cada um dos outros membros da equipe deve ter uma maior que essa para contar, uma vez que a cada troca, as experiências compartilhadas davam mais ânimo para aquele que ia entrar na sequência!

"Aqui vai um pedacinho do que rolou na madrugada de ontem pra hoje no Rodoanel em São Paulo - mesmo porque, por mais que eu escreva eu nunca vou conseguir transmitir o que foi tudo aquilo.

Largada às 20h (quase em ponto), tinhamos uma estratégia definida desde começo: cada um daria uma volta e descansaria três, até o final da madrugada, quando a gente discutiria a necessidade de mudar os planos - desde que eu um dia quis fazer o Extra Distance 800km eu descobri que "shifts" menores eram o melhor jeito de pedalar uma prova de revezamento, no caso desta prova eu usaria uma troca mais rápida, mas era estabelecido pela organização que as trocas só se dariam no mínimo a cada volta de aproximadamente 26km.

A grande questão era quem começaria, e que ordem seguiríamos. Como era largada em pelotão e o Pipo é o cara com mais bagagem de todos nós em provas assim, achei melhor ele ir primeiro, depois eu entraria já com a bike de contra relógio pra forçar o rítmo ou tentar buscar qualquer fuga que ocorresse, logo depois vinha o Bruno (alemão) e pra fechar a Jú.

Já de cara a estratégia se pagou, o Pipo mostrou que eu estava certo e entregou a bike no 1o pelotão.

Tinham duas equipes que eram mais fortes e poderiam nos bater, a equipe de Suzano e a equipe Rockstar (Jean Coloca, Ciro Violin, Claudia e Adir). Essas duas equipes não fizeram troca na primeira passagem, o cara de Suzano passou um pouco escapado (uns 15s) e o Coloca deu uma atacada no final pra abrir do bolo.

Nossa troca foi rápida, eu saí forte e já no 1o km encostei no Coloca e um outro ciclista de um quarteto masculino. o grande Hely que estava com outra equipe mista saiu junto comigo e veio forte no grupo. Nesse meio tempo, aconteceu um acidente com o ciclista da equipe de Suzano que o tirou da prova e a equipe da disputa pela ponta (foi um acidente grave), fato que com certeza mudou a dinâmica da prova.

Já na primeira subida o ritmo ficou alucinante e o Hely perdeu contato (o que pra mim foi ruim, pois ele é um cara forte, com uma boa passada que podia me ajudar a minimizar qualquer estrago), e o bicho pegou a volta toda. Fechei a volta com 39min e fazendo MUITA força em 1o do grupo entreguei para o Alemão que saiu pau a pau com o Ciro e manteve-se junto a volta toda.

Jú pegou depois, e como o Ciro também partiu para 2 voltas ficou duro para ela acompanhar o rítmo. Mas vocês acham que ela vendeu barato? a mulher chegou cuspindo fogo e perdeu menos de 5min para os líderes.

Seguiram-se as trocas, e com rodadas completas de todos os atletas de ambas equipes entrando, assumimos a ponta e assim mantivemos até que Ciro e Coloca começaram a queimar "cartuchos" revezando somente os dois por 4 voltas finalmente entregando para a Claudia encostar na Jú. Óbvio que quando ela encostou as duas vieram se “mordendo” - isso à 6 voltas do fim.

5 voltas para a derradeira entraram Adir e Pipo que aproveitou para andar forte e abrir mais de 5min de vantagem.

4 voltas pro "the end" eu saí com quase 6min de vantagem pro Coloca e fiz uma volta me sentindo muito forte, ali eu sabia que ainda tinha um extra pro final - eu e o Pipo já tinhamos discutido que iamos fazer as duas últimas voltas porque o negócio ia ficar "apertado"- entreguei pro Alemão 8 min na frente do Coloca, que encerrou sua participação. Eu pedalar mais que o Jean a essa altura mostrava claramente que eles estavam pagando pelos cartuchos queimados mais cedo. Restava saber se o “incansável” Ciro estava do mesmo jeito.

O Alemão entrou e o Ciro (já em sua 5a ou 6a volta no percurso) saiu na caça, passou a primeira metade administrando bem, mas sentiu o cansaço (que àquela altura era desumano pra todo mundo) e o Ciro acabou encostando à pouco menos de 2min, me mostrando que ele permanecia “incansável”.

2 laps to go e o Pipo, que claramente tinha dado tudo na outra entrada saiu com o que pareceu pouco tempo na frente da Claudia...

11h40min de prova estavamos eu e o Ciro lado a lado esperando para entrar pra última volta, já que pelas contas eles iam chegar antes das 12h de prova serem completadas...

11h45min chega o Pipo com a Claudia a menos de 50m... agora era coração... eu nasci pra isso...

Saí cuspindo fogo, não podia deixar ele me alcançar pra não pegar meu vácuo. Sabia que se eu chegasse na primeira subida com uma vantagem eu conseguiria manter. No 1o retorno vi que já tinha uma margem boa, pouco mais de um minuto. A idéia de aliviar me passou pela cabeça, mas não pareceu muito boa com um Ciro Violin nos calcanhares. Podia acontecer algo: eu quebrar, furar um pneu, escapar uma corrente e 12h de esforço teriam sido por nada!!!! Ele claramente estava minado fisicamente afinal de contas já era sua 7a volta no percurso e eu ouvi rumores que ele andou correndo nos intervalos (isso ele pode confirmar depois :-)), além do mais, esse negócio de “administrar” pra mim é mostrar falta de respeito pelo adversário, portanto continuei forte até o fim, não aliviei e acabei fazendo uma volta excelente àquela altura do campeonato, pouco abaixo dos 40min.

Abri bastante e cruzei a linha de chegada com um sentimento incrível... toda a galera, equipe de apoio, Ana e Hely (de outra equipe mas também família RM) vibrando e torcendo pela nossa conquista... Sensação indescritível... A explosão de um quarteto e toda a equipe de apoio dentro de mim!

Festa na chegada, entrevista pra TV, fotos, abraços, comemoração...

A força do conjunto e o sincronismo da galera a noite toda foi a grande arma pra conquista. Cada um que entrou fez sua parte muito mais que bem feita, dando 115% em cada volta. A atitude da galera a noite toda mostrava que seríamos ossos duros de roer. Ninguém desanimou com perda de posição e ninguém questionou nada, nem quis mudar de estratégia durante a noite. Cada um acreditava no potêncial dos outros 3!

A galera de apoio, e os incansáveis Carlinhos e Argolinha cuidando das bikes e tomada de tempo também foram fundamentais!

O Pipo, que sem a gente se dar conta pensou nos mínimos detalhes: Uniformes personalizados; Barraca; Tenda, Gerador; Microondas; Bebedouro; etc.. O cara mostrou o porque ele é o que é no meio do esporte e porque é uma pessoa tão querida por todos que com ele convivem.

A mãe da Jú que fez um banquete... tanta comida, mas tanta comida que o Alemão se pesou antes da largada com 78kg e as 4 da manhã tava com 79kg ;-) não faltou nada, e obviamente sobrou!

Pra todos vocês, meus companheiros nessa "pauleira" parabéns, parabéns pra nós e quando vocês quiserem, a hora que vocês quiserem com o maior prazer farei parte deste time novamente!"


Pra quem gosta de números:

Meu PowerTap marcou cada volta com 26,8km

Dados das voltas:

1- 39'27" com 343w (muita oscilação de potência pois estava andando com 2 ciclistas mais fortes)

2- 40'21" com 330w (volta sozinho, sem variação e bem dosado)

3- 40'58" com 331w (essa foi a volta mais dura pra mim, foi a volta que o Coloca saiu na minha caça e eu não dosei bem, no final ele tirou mais de 30s do tempo)

4- 40'43" com 324w ("A" volta, sentindo forte e a que melhor dosei)

5- 39'59" com 323w (mas com "explosão" de 1189w no começo… foi largada de CRI, no final foi muito bem dosada mas não sei de onde tirei aquela energia, bom na verdade eu sei eram "8 pernas", só não achei que depois de 11h45min ela fosse aparecer)

A melhor relação velocidade x potência foi da última volta, uma porque eu já tinha feito 4 voltas e outra porque tava dia e além de poder enxergar os números do power-tap, pela primeira vez a "velocidade livre" em descidas e curvas foi explorada ao extremo.

Obrigado à todos que mandaram mensagens de apoio, cada pedaço de energia positiva com certeza foi muito bem aproveitado, e um obrigado muito especial a equipe Rockstar que nos proporcionou uma competição muito dura, mas muito saudável e amigável durante a noite toda!

XO’s

LODD

9 comentários:

Ricardo disse...

muito bacana!!

parabéns a todos por esta conquista!!

abcs

Phelipe Frota disse...

Lodd parabéns velho!
Só de ler um trecho da prova de vcs, é emocionante... vcs mandaram muito bem! abraços,

Phelipe

DIARIO ATE O MUNDIAL disse...

muitobom!! parabens pelo pedall..foi muto guerreiro

milermiles.blogspot.com

Anônimo disse...

Devia ter ido assistir, estão de parabéns....
"Ju versão LODD de saia" foi ótima!! hauuahuahau

Abraços

ciro violin disse...

Parabéns a vc e parabéns a equipe toda... incluindo todos que ajudaram.

Mesmo que fosse a primeira volta das 7 que dei, eu NÃO teria a menor condição de te acompahar naquele ritmo que vc saiu.

Vc me deu um nocaute.
Parabéns!!

Bel disse...

Parabéns a todos pela prova. A você agradecemos o texto que traduz p´ra gente um pedaço de tamanha emoção. Bel

mariutti disse...

Fala seu animal! Parabéns à equipe pela prova.

abs
du

Vanessa Gianinni disse...

É impossível não sentir uma emoção forte ao ler oq escreveu. Vc's foram uns ANIMAIS...
bjs Van

LODD disse...

Obrigado a todos pelos parabéns...

Cirão, sempre tem o próximo triathlon pra você dar o troco ;-)

Bel, Essa deve ter sido muito boa mesmo pra fazer você sair do "anonimato" e finalmente criar uma conta pra postar um comentário, fico muito contente :-)

Van, inspiração pra essas coisas é o que não falta com as companhias que eu tenho, terça de manhã mesmo morrendo eu já fiquei inspirado de novo :-) Boa prova amanhã aí no Equador!

LODD