Tumtum paticumbum prucurnundum...


"- Você não pula carnaval?

- Não!

- Não viu desfile das escolas de samba?

- Não!

Que cara chato..."

Bom, provavelmente alguém mais por aí andou ouvindo esse tipo de pergunta, e esses dias eu li no Facebook do Beto Nitini o seguinte: Por quê as pessoas tentam me convencer a gostar de Carnaval??? Eu tento convencer alguém a acordar às 5:00 da manhã para pedalar ou correr comigo????”

Pra ser sincero, eu adoro carnaval... o feriado! Em que outra época do ano nós mortais podemos passar 5 dias treinando muito, comendo, dormindo e ainda sendo capazes de estar com a família? visitar amigos????

Foram 5 dias de treinos muito duros, uma grande adaptação e um enorme aprendizado.

A adaptação à carga de treinos foi tanta, que hoje em plena quarta-feira de cinzas, após um treino muito bom de pista eu ainda me encontro naquele estado de “quero mais”. Mas como pode ser isso? Afinal de contas, desde a sexta-feira de carnaval o acúmulo têm sido grande: treinos duros, treinos longos, treinos fortes, teve de tudo um pouco nos 3 esportes.

Bom, o grande Andy Coggan uma vez escreveu que “the more you train, the more you can train” algo como “quanto mais você treina, mais você consegue treinar”. Isso é uma verdade, principalmente quando os treinos estão bem estruturados, fazendo o corpo desmontar e depois se regenerar novamente, ressurgindo assim mais forte para o dia seguinte. E graças a Rô e aos meus inestimáveis companheiros de treinos foi isso o que aconteceu. Tanto que no decorrer da “carnavalha” os resultados já iam aparecendo: Domingo, durante um treino longo de pedal consegui minha melhor potência de 20min da temporada; Segunda, inexplicavelmente no final do dia acabei nadando os dois melhores 1500m da minha vida; Terça, naquele que foi o treino mais duro de todos eu consegui mais duas marcas muito boas no velódromo, os melhores do ano nos tiros de 5min (registrando uma adaptação de potência de VO2) e 1min (mostrando mesmo cansado um aumento incrível de potência anaeróbia); e hoje, depois de tudo isso fiz meu melhor km de corrida em muitos meses!

Honestamente falando, antes do carnaval tudo o que eu queria era chegar na quarta-feira de cinzas tendo treinado muito. Cansado! Mas fui muito além. E nisso entra um processo de aprendizado incrível que começou com algumas trocas de idéias e observando dois campeões brasileiros do esporte treinando (e aqui a palavra “treino” ganhou um novo significado), e culminou com uma “aula” de técnico para atleta na beira da piscina.

Os 10 capítulos:

Na segunda-feira a noite, antes da série principal de natação começar a Rô (que anda inspiradíssima ultimamente) tentou colocar pra nós de uma maneira simples o quanto “cabeçudos” nós somos quando, por qualquer motivo não seguimos as diretrizes do treino...

Com toda aquela facilidade que ela tem para lidar com pessoas (principalmente atletas) ela chegou e disse mais ou menos o seguinte:

“Imaginem que vocês têm um livro de 10 capítulos pra estudar para uma prova. Vocês podem ler meia dúzia de capítulos, ir para a prova, e com alguma sorte passar com uma nota na media. Ou vocês podem estudar muito bem os 10 capítulos, e ir para prova com a melhor preparação possível. E com os treinos é assim também, você tem que passar por todas as fazes e intensidades, pra poder chegar na hora e saber que está pronto pro que der e vier”. Bom, o resultado disso “apareceu” como que do nada nos treinos de terça e quarta e, espero lembrar disso todos os dias antes de sair para um treino!

________________________________________________________

Além de tudo isso ainda teve as olimpíadas de inverno no Canadá que com certeza fizeram com que eu não ouvisse um ziriguidum se quer do carnaval. E por falar em jogos de inverno, que esporte é aquele Biatlo? Que coisa impressionante! Me deixou imaginando o que seria de um esporte que unisse bike e uma espingarda...

J

6 comentários:

Max disse...

LODD,

Carnaval? O que é isso?

ciro violin disse...

Carnaval pra gente é dormir cedo e acordar cedo.

Passei o feriado treinando muuuita bike pra tentar, quem sabe um dia, chegar próximo do que VC consegue fazer num contra relógio.

Acho que to aprendendo.
5 dias de feriado e 510km de bike

Marcos Apene do Amaral disse...

Bom carnaval!
GAMBARE, MAA

Marcos Apene do Amaral disse...

Gostaria do seu e-mail para lhe propor um "trabalhinho". Uma bela coincidência pode render uma interessante conversa! Abraços, marcosapenedoamaral@gmail.com

LODD disse...

Max.. Carnaval não é nada. Esse ano ainda é ano de copa do mundo e vou ter vários dias com 2-3h de estradas livres pra pedalar. Não comentei nada aqui pra não ser banido do Brasil, porque não gostar de carnaval ne futebol provavelmente são caso de exílio, mas na final da copa que o Br ganho da Alemanha, estavamos eu e Deus subindo a Rodovia dos Tamoios pelo meio da pista :-)

Cirão: 510km???? pô eu achei que tinha pedalado muito :-(

Marcos: o e-mail é lodd em uol ponto com ponto br!

Abs

Patrick disse...

vc cloka um video dedicado ao patrick e a mim, e vc nem me avisa, né bundão???
avisa na proxima... hehehe