E por falar em paixão...





Pegando um gancho num post excelente do Blog do Max, sobre “amores”...

No coração de todo atleta existe aquela paixão “velada” por um treino, modalidade ou tipo específico. Por mais duro que seja é aquela coisa que sempre que nos deparamos sentimos “brotar” do fundo da alma.

As vezes passamos semanas, meses.... longos meses sem “sentirmos” mas é aquele tipo de sentimento que nunca morre. A gente busca consolo em outras sessões, outros treinos, outras modalidades mas no fundo, quando nos “deparamos” de novo sabemos do que somos feitos e o que nos toca.

Não sou muito de colocar treinos aqui nesse blog, mas um pequeno retrocesso da semana se faz necessário...

Depois do Internacional de Santos, que acabou sendo uma excelente prova e um excelente resultado, peguei dois dias leves e fui fazer um teste de ciclismo na quarta-feira cedo. Aquelas coisas extremamente duras, que duram menos que 20 minutos mas fazem um estrago considerável. Na quinta retomei os treinos de corrida com tudo para sexta fazer o meu primeiro treino de velódromo já visando o brasileiro de pista no feriado de páscoa. Treininho “fácil”, pouco mais de 1h com tiros curtos, parte deles partindo lançado com relação livre e parte partindo parado com relação “travada” e pesada J.

Sábado foi dia de treino longo de corrida em trilha com MUITA subida.

A coisa foi tão feia que no Sábado a noite meu sentimento era de “Se amanhã amanhecer chovendo não vou nem ficar triste!”.

Nesse meio tempo, durante a semana eu recebi os resultados do meu teste de potência. Várias notícias boas, mas uma me chamou muita atenção e que no fundo eu andava sentindo em treinos um pouco mais longos. Minha potência no L1 estava extremamente baixa (o que sempre foi o inverso) , e uma frase no final do diagnóstico me chamou muita atenção:

"Tem precoce alcance do L1, o que dificulta trabalhos em longa duração pelo início precoce do uso das vias da glicose (oxidativa e anaeróbia), mas proporciona alto desempenho em provas curtas pela ampla faixa de potência entre o WL2 e WMAX"

Notícia boa por um lado mas triste por outro... aquilo que sempre foi minha “vida”, tinha escapado de mim. Teriam os últimos anos de treinos curtos e intensos acabado com o meu poder de durar por horas????

Domingo de manhã, um dia lindo se formou e antes do horário marcado eu estava no ponto de encontro na Rodovia Bandeirantes nova, esperando para começar o treino... cheguei a tempo de ver a galera do Iron saindo pra treinar já que o longo deles seria realmente “LONGO” e aquilo me deu um friozinho no estômago, sabe aquele?

Lá pelas 8h saímos os “non IM” para o treino “longo versão curta”.

O dia estava maravilhoso, uma brisa até que fria para uma manhã de verão na região de Americana / Limeira. Nada de ventos fortes, nem calor excessivo. Aquele asfalto convidativo...

Fechamos eu e a Van a primeira volta de 70km num bom ritmo e partimos para finalizar o treino... de repente começou a crescer aquela coisa incontrolável de vontade de pedalar mais, fui encontrando com os companheiros do IM e aquilo foi crescendo e acabou retomando o lugar que sempre lhe foi de direito.

A Van terminou o treino e eu me juntei à Ta, o Pipo e o Abdala. A breve conversa aconteceu...

“Meu treino já deu... vou retornar!”

“Vamos mais um pouco...”

Nem banquei o difícil, respondi de bate pronto:

“Vamos... alguém tem mais um gel pra me arrumar?” Grande Abdala J!

Ali tudo ficou claro pra mim... Como eu AMO esse esporte, e o quanto me apaixona os treinos longos!!!!

Mais de 5h de treino, sendo mais de 4h30 deles em cima da “magrela” e acabou que minha dificuldade de “trabalhos em longa duração” parece estar só no papel por enquanto J

À toda a galera do Iron RM: Ale, Ta, Jú, Ferra, Silvia, Fer Vanin, Abdala, Bertha, Dani (bela bike, à propósito), Chapo... Que treinos este final de semana! Tirando todo o “da boca pra fora”, assistir vocês deu vontade de estar treinando para um IM... Força!

“Train with joy or don’t train at all!”

LODD

2 comentários:

Unknown disse...

Animal , aquele treino de 5 hs. acabou comigo , foi meu primeiro longão........porem não vejo a hora de chegar domingo para ter a mesma sensação .......que loucura !!!

Abs.
Chapô.

Alexandre Gantus disse...

Você entende agora quando eu te falei: "É super confortante ouvir de um cara com o seu pedal que vc estaria #@$%& se fosse pro iron.... :)"

E repito algo que já te falei no ano passado: se você fizesse o iron esse ano, com a melhora que vc teve na corrida, ia atingir seu objetivo tranquilamente!!!

Abração e te espero pros 190km em na serra!

Ale