Oficializando a Inauguração - CDP Vélotech


VÉLOTECH lança Centro de Desenvolvimento em Performance

Pensando em proporcionar uma assessoria qualificada às modalidades de MTB, Ciclismo e Triathlon, a partir desta segunda, dia 1º de Março de 2010, a loja VÉLOTECH inaugurou o seu Centro de Desenvolvimento em Performance (CDP VÉLOTECH), coordenado pelo Bacharel em Treinamento Desportivo José Luiz Dantas.

O CDP VÉLOTECH foi desenvolvido a partir da idéia de Felipe Campagnolla - Pipo (proprietário da VÉLOTECH) e José Luiz Dantas, que atualmente é mestrando em Aspectos Fisiológicos do Exercício na faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

“A iniciativa do Pipo (Felipe Campagnolla) em chamar-me para conversar foi crucial. Ele conhecia meu trabalho com o Renato Ruiz e outros atletas, a forma como eu os avalio, e enxergou a oportunidade de concretizar algo que suprisse uma deficiência para as modalidades que envolvem o ciclismo. O que faremos será importante, pois a maior parte do sucesso de um programa de treinamento está no controle refinado da carga de treinamento e do acompanhamento do efeito desta sobre as capacidades do atleta. Estes dados nós forneceremos com as variáveis obtidas nos testes disponíveis aqui na loja”, afirma José Luiz.

A loja tem um espaço reservado adequado para as avaliações, com equipamentos sofisticados, como por exemplo, o ciclossimulador CompuTrainer Pro (RacerMate®) e o monitor de frequência cardíaca modelo RS 800 (POLAR®) com função de gravação batimento por batimento (RR), além de adequada climatização mantida por equipamento de ar condicionado e ventilador para simular a convecção ocasionada pelo ar em ambiente aberto. A princípio, os testes disponíveis são o Incremental L1 e L2, o TT5KM, o SPINSCAN e o BIKEFIT, que podem ser realizados em bateria ou isolados, conforme a necessidade do cliente. A bateria é recomendada para quem não tem nenhum dado sobre sua performance ou para os inícios, meios e fins de macrociclos, enquanto que os testes isolados são adequados para monitorar o índice alvo de uma etapa de treinamento, ou seja, a capacidade alvo de um mesociclo, por exemplo.

O Incremental fornece dados relativos às capacidades máximas e nos limiares do cliente, dados importantes para qualificá-lo em relação aos atletas regionais, nacionais e internacionais, como também ao seu próprio resultado anterior verificando sua melhora após treinamento. O TT5KM permite ver como o cliente usa suas capacidades mensuradas no Incremental, predizendo a performance em máxima fase estável e estimando a contribuição aeróbia e anaeróbia durante exercício quando avaliado conjuntamente com os dados do Incremental. O BIKEFIT posiciona o atleta para evitar riscos de lesões e problemas musculares causados pela postura inadequada na bike, além de permitir extrair o máximo de rendimento pelo posicionamento ideal do conjunto bike - ciclista. O SPINSCAN permite avaliar a parte técnica de pedalada nas condições com e sem fadiga, que ultimamente tem sido reportada como um diferencial importante no rendimento, pois quem tem mais técnica faz menos força em relação a quem tem menos técnica para gerar uma mesma potência, e isto significa fazer menos esforço para andar na mesma velocidade do seu rival. Além destes testes, o CDP VÉLOTECH fornece treino específico para aperfeiçoar a técnica de pedalada em um pacote adequado e progressivo de 10 aulas, e permite ainda sessões de treinamento INDOOR nos dias de mau tempo ou conforme a necessidade do cliente, possibilitando até a escolha do percurso igual ao treinamento externo se o cliente fornecer a altimetria, dado obtido facilmente hoje pelos frequencímetros utilizados para treinamento.

“Os testes e aulas a princípio foram criados para atender o público de MTB, ciclismo e triathlon de nível amador até elite, categorias que compõem a maior demanda de clientes no momento, e estamos trabalhando e verificando a demanda para oferecer testes específicos para atletas de velocidade, como por exemplo, ciclistas de Velódromo”, comentou Felipe sobre as perspectivas futuras.

Cada avaliação dura um tempo médio de uma hora e os pré-requisitos para realização adequada e fidedigna dos testes são informados na hora do agendamento, que deve ser feito com antecedência por telefone. Após avaliações, o cliente ou seu treinador receberão um relatório elaborado em no máximo 48 horas, que além de conter os índices do cliente e explicações do que cada um deles significa, contém um diagnóstico dos dados que norteia o técnico para intervenção adequada no treinamento de seu atleta. A partir disto, sabendo os pontos fortes e fracos do cliente, o treinador pode escolher adequadamente seu método e meio de treinamento para corrigir os déficits e fortalecer os pontos já com bons índices.

O custo das avaliações é acessível se comparados a outros métodos. A bateria de testes tem um custo aproximado ao de um único teste de consumo máximo de oxigênio (ergoespirometria ou VO2MAX), e fornece muito mais dados aos clientes, visto que o teste de VO2MAX permite somente a obtenção das capacidades máximas e nos limiares.

Porém, ter os dados e avaliar por si não resolve o caso. “Da mesma forma que você leva ao médico especialista um determinado exame, é necessário o acompanhamento de um profissional para interpretar o diagnóstico e prescrever o treinamento, ou seja, levar a um especialista em consultoria esportiva”, afirma José Luiz. Para quem não tem técnico particular, o CDP VÉLOTECH também tem o serviço disponibilizado de assessoria e/ou prescrição de treinamento aos clientes.

Felipe Campagnolla (Pipo)

Proprietário da VELÓTECH

Ciclista Amador

e-mail: velotech@uol.com.br

José Luiz Dantas

Mestrando em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bacharel em Treinamento em Esportes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Preparador Físico de Atletas amadores e profissionais

e-mail: jldpessoal@yahoo.com.br

________________________________________________________

Eu acabei de fazer meu primeiro teste de incremental... as pernas ainda estão bambas, mas gostei da primeira impressão que tive. Assim que receber a avaliação do Zé Luiz coloco maiores detalhes.

LODD

Um comentário:

Alexandre Gantus disse...

Parabéns ao Pipo pela iniciativa!!

Mas você ser o primeiro ou um dos primeiros vai ser propaganda enganosa ;)

Abraço,

Ale