O Capacete do Wiggins



Já tinha visto em foto e em ação no velódromo, mas hoje depois da etapa do CRI no tour vi em ação na estrada e fiquei convencido...

Outro dia em uma troca de idéias com o mundo-tri no Twitter sobre aerodinâmica eu levantei a bola do quanto os capacetes aero, tradicionais realmente "ajudam" numa prova de triathlon, principalmente nas de longa distância.

Para isso, temos que levar em consideração que o grande benefício aerodinâmico deste tipo de capacete (gota) se dá quando estamos olhando pra frente e o "rabo" do capacete está grudado nas costas (ou bem próximo). Aí, basta assistir uma prova de IM ou de 70.3 para vermos que grande parte do tempo a cabeça do atleta se mexe da posição ideal por vários motivos... comer, beber, olhar para o cateye, olhar para o fiscal, e por aí vai... Não é uma prova de CRI onde a estrada está completamente a nossa disposição, o carro atrás vem dando informações no rádio e onde o atleta não precisa ingerir liquidos e calorias para correr depois.

Por isso, por mais que alguém ache que passa a maior parte do tempo com o pescoço travado na posição, ainda assim se mexe muito - Isso sem contar aqueles que não aguentam ficar no clipe e passam grande parte do tempo levantando e alongando. Em muitos casos, um capacete normal atrapalharia menos.

Hoje durante a transmissão do Tour, observei durante muito tempo o Bradley Wiggins pedalando com um desses. aero. E reparei que cada vez que ele se mexia a área frontal dele parecia não se alterar. Ele olhou pra baixo várias vezes, para o lado algumas e bebeu líquido de sua caramanhola uma vez. em nenhuma delas a área de arrasto pareceu aumentar significativamente.

Vale lembrar que esse tipo de capacete foi desenvolvido para provas de velódromo, onde muitas vezes é necessário ao atleta olhar pra trás ou pro lado acima dos 70kph.

Na equipe de pista a gente tem um mais ou menos parecido... Eu já usei uma vez no velódromo pra testar e depois de hoje estou propenso a testar numa prova de longa. Talvez no 70.3, vamos ver...



Um comentário:

Leandr disse...

Lodd, repare no capacete do Lance...Concorda com seu texto.