Não importa onde nem quando...


SEMPRE USE O CAPACETE!


É o que eu costumo dizer para os meus filhos... Mesmo que for pra ir até a esquina, coloca o capacete. Melhor parecer bobo do que cair, bater a cabeça e ficar de verdade!

No dia do acidente, ao dar entrada no hospital o medico me perguntou se eu havia batido a cabeça. “Não bati!” respondi com toda a certeza do mundo, afinal de contas a gente sabe quando bate a cabeça, né? Machuca, faz galo, dói, fica “grogue” e por aí vai. Ele insistiu e perguntou como estava o capacete depois do tombo. “Bom, assim que eu me recuperei eu tirei o capacete pra esperar o socorro e ele estava normal” – É lógico que eu não analisei o capacete profundamente, pois pra mim eu não tinha batido a cabeça e pelo que eu lembrava de ter olhado pra ele, nada havia acontecido. Nada????



Essa é a foto do meu capacete, que eu peguei esse final de semana pra dar uma voltinha no velódromo. Considerando que ele ficou guardado dentro do case nos últimos dois meses é lógico que eu dei com a cabeça no chão e dei com força, pra ele ter trincado todinho por dentro.

Me lembro da época que eu andava de moto que uma vez, um amigo que pinta capacete pra piloto de corrida me falou que, um bom capacete bate e trinca inteiro, pois só assim ele dissipa a força da pancada. Ele me disse também que mesmo que não apareça, se o capacete bater, ou até mesmo cair forte no chão ele está condenado!

Precisa dizer que eu já encomendei outro, da mesma marca? Nossa cabeça não tem peças de reposição, e se tem duas coisas que ciclista nenhum deve economizar dinheiro é com o capacete e com o selim.


Semana de treinos:

Como eu havia dito, esse seria um período pra dar uma recuperada e absorver os treinos das semanas anteriores. Mas lógico que devido a minha “falta de base” não dava pra simplesmente “tirar o pé” por uma semana inteira. Eu tinha que ir diminuindo a carga mas ainda assim gerando um “stress” suficiente pra manter aquilo que foi feito nas últimas semanas. E aproveitei também pra voltar a correr com “alguma regularidade”.

O ponto alto da semana foi minha ida ao velódromo no domingo, pra rodar por longos 60 e poucos minutos... ahhhh, liberdade! J

segunda-feira: Sweet Spot training – 2x20min variável de 88-94% do FT. Como todos os treinos dessa semana, curto e grosso: aquece, faz a série, solta e vai recuperar!

terça-feira: Treino em L3 – 2x20min isoload, sendo um a 85% e outro a 88% do FT. A noite corri meia hora bem leve na esteira.

quarta-feira: Giro leve no rolo solto. Tomei um baita susto no final do treino quando o pneu traseiro explodiu (esse negócio de pedalar indoor ta me comendo pneu, por causa do aquecimento excessivo). Quase fui pro chão! Resolvi dar um tempo com os treinos no rolo solto, pelo menos por enquanto, depois dessa L

quinta-feira: Estímulo de Vo2 6x4min mantendo de 106-120% do FT c/ 4min de descanso. Bom treino, senti forte mas depois senti as pernas pesando o dia todo. A noite fiz mais meia horinha leve na esteira (uau... 2 corridas na semana!)

sexta-feira: OFF da bike, então eu parti pra um trote bem leve de 45min de manhã. Nada demais, só pra dar aquela circulada no sangue. Bom, porque no final do dia eu me sentia melhor do que de manhã cedo!

Sábado: 45min da “hora da dor” – aumentando de meia hora pra 45min o treino de 3 semanas atrás. 45min no “sweet spot” 85-90% com acelerações de 25s a 120% a cada 3min. Acho que o treino que eu me senti mais forte nesse ciclo, tanto que a partir da semana que vem a “hora da dor” vai ter realmente uma hora J.

Domingo: Uma hora de giro no velódromo de Americana. c/ duas séries de 20min no AeT HR, só pra checar potência aeróbia e a (falta de) base/endurance. Pedalei duas séries na FC de L1 (136-142bpm) e cruzei com a potência pra ver o que acontecia. Ficou óbvia a falta de base, pois a potência caiu muito mais que os 2-3% “aceitáveis” de uma série para a outra... Mas isso eu já desconfiava!

Total da semana: 7h de pedal, acumulando um TSS de 435pontos. E subindo o TSB pra -7,5 pontos na segunda-feira (de -25,5 no Sábado anterior).

LODD

10 comentários:

3 ATHLON NA VEIA disse...

LODD,
É exatamente isso (sobre capacetes).
No único tombo feio que levei meu capacete ficou exatamente do mesmo jeito e agradeci muito a qualidade do "danado". Tão importante quanto usar capacete é usar um "bom" capacete.
Abraço e boa recuperação

Beto Nitrini disse...

Em 2008 fui atropelado, quer dizer atropelei um carro que cruzou num local PROIBIDO e fui de cara e ombro no chão! Só Ralei o ombro e o rosto (que ficou bem inchado tipo RockyBalboa rsrsrsrs) mas se não fosse o capacete tinha metido a testa no chão! O dito cujo, oviamente foi pro vinagre, mas afinal de contas é para isso que eles servem!
Economizar no capacete é a pior economia que se pode fazer!
Abs!

simplifique disse...

LODD,
duas perguntas de leigo:

1) Já vi vc falando tanto de FT, mas não me lembro a tradução. Conta aí.

2) O que vc acha do capacete PROWELL? Que marcas vc indica?

ABS !

Beto Nitrini disse...

Xampa, não entendo um décimo do que o LODD entende disso, mas se me permite a opinião, eu sempre usei Gyro. Usava o pneumo, agora tenho o atmos.
O pneumo salvou minha cabeça nesse acidente aí!
Abs!

simplifique disse...

Valeu Beto !!!

LODD disse...

Xampa,

Já vi esse Prowell mas nunca usei, portanto não tenho opinião. Dos que eu já usei e recomendo DEMAIS:

Bell (Ghisallo) - não sei se ainda ta em linha
Giro Pneumo e Atmos
E o melhor de todos é esse Laser Genesis - Pra mim, porque veste na cabeça como nenhum outro. Não é o mais leve nem o mais caro, mas com certeza o que eu mais gostei até hoje (e depois dessa, "o eleito")

Sobre o conceito de FT, da uma lida nesse post: http://loddblog.blogspot.com/2010/04/potencia-201.html

Abs

LODD

cfportugal disse...

assinado lista de chamada. Sábado foi muito bem, é impressionante como vc segura os treinos, independente de estar ou não 100%. Obrigado pela ajuda, não vou esquecer, se precisar de suporte em algum treino, prova grita, mesmo que seja pra realmente gritar =) Capacete, sou o maior crash tester de capacetes de bike, já mandei pro ceu 3 e olha que minha vida ciclistica tem apenas 4 anos. Não economizo em capacete, gosto muito dos GIRO, já tive Bell tb gosto bastante.

Max disse...

Lodd,

feliz aniversário. Tá quase nos ENTA.

Abx.

LODD disse...

Max,

Obrigado mesmo, mas ainda falta MUITO pros ...enta. Mais de 12 meses (12 meses e 1 dia pra ser exato!)

Abs

LODD

Luiz Eng disse...

Esses capacetes tem que ser trocados mesmo apos um tombo ... se o meu nao resistiu a um simples gelzinho ( nao foi um qualquer foi o ACCELGEL ) ... correu o bicho !!!! ( IMAGINA O NOSSO ESTOMAGO )