Para o alto e avante...



Nem sei quantas vezes eu já vi essa placa... Devo ter subido essa serra de bicicleta umas 1378 vezes na vida J.

A primeira a gente nunca esquece, pois geralmente é precedida de muita preparação e algum sofrimento (até mesmo decepção). Depois dela, muitas outras vieram...

Algumas delas eu passei “passando”, passeando, conversando, assobiando. MUITAS delas eu passei sofrendo, fazendo força. Outras eu passei quase “passando dessa pra melhor”, cambaleando. Mas nunca, nenhuma delas teve um significado tão especial!

Depois de 75 dias sem poder pedalar pelas estradas, muitos deles sem poder pedalar de jeito nenhum, eu resolvi me dar de presente de aniversário um “rolê” de bike pela serra de Campos do Jordão. Todo ano, no dia 1o de outubro eu emplaco o mundialmente conhecido lá em casa “Birthday Ride” – Pra ser honesto eu já nem lembro mais quando começou, mas posso dizer que pelo menos nos últimos 6 anos não falhou nenhum. Não importa o dia da semana que cai, eu sempre pego minha bike e caio na estrada. E também não me lembro de ter feito nenhum deles sozinho, sempre arrumo companhia dos amigos “topeiras” (aqueles que TOPAM qualquer coisa).

Esse ano, entretanto foi mais do que especial... primeiro porque caiu num final de semana, e ficou mais fácil juntar “topeiras” pra comemoração. Depois porque eu não agüentava mais pedalar no rolo, eu precisava de sol na cabeça e vento na cara – coisas que foram fornecidas até em excesso nesse último sábado J

A noite anterior eu parecia uma criança esperando pelo presente de aniversário... acordei a noite inteira com medo de perder a hora, preocupado se o tempo estaria bom, se ia chover, e por aí vai...

Sábado as 6h da manhã encontrei com a galera no posto na D. Pedro e zarpamos em direção à Campos. Eu, Ana Borba, Lú TInello, Ferra e Silvinha Fusco. Paramos no Frango Assado na Carvalho pra encontrar com o resto da galera”Claudião, Cris, Ari e Fábio. E tocamos para Pinhal.

Dia perfeito,  lugar perfeito, galera perfeita... Aproveitei cada centímetro daquela serra.

Nunca, em nenhuma das vezes que eu subi por aquela estrada foi tão bom avistar essa placa “Bem Vindo a Campos do Jordão” – Um dia MAIS DO QUE ESPECIAL!

Descemos a serra de volta a Pinhal, almoçamos, batemos papo e demos muita risada!

Obrigado especial à todos que participaram dessa!

E o braço? Puts... pra falar a verdade eu nem me preocupei muito com ele durante a subida da serra, mas pra descer a história foi outra. Falta firmeza, falta segurança, falta mobilidade e falta “maleabilidade”... Ta claro que ainda não dá nem pra pensar em andar “forte” pelas estradas de novo!


Os treinos da semana:

Essa semana acabou sendo um retorno às intensidades, carga de treino e uma “preparação” pro pedal de Sábado. Me sentindo extremamente descansado a única preocupação da semana foi a de não ir com muita sede ao pote. Aproveitei e continuei com a minha meta de retornar aos treinos de corrida – corri 3x na semana – mas é claro que eu vou precisar de uma planilha pra voltar a correr “sério” de novo, eu simplesmente não consigo fazer isso “pelos meus próprios meios” L

segunda-feira: Série aeróbia. 2x 32min com intensidade variável de 70-85% do FT e trabalho na variação de cadência, alternando entre muito baixa e alta.

terça-feira: A “hora da dor”. Depois de um período de adaptção, com algumas séries progressivas, hoje foi o dia de focar e partir pra 60min na série. 1h de potência no SST (85-90%) com acelerações de 25 segundos a cada 3min, chegando a 120% e “sem recuperação”. O treino foi tão bom que a noite corri 40min leve.

quarta-feira: foi dia de correr de manhã e fazer um treino leve de 1h com educativos a noite. Nada especial, só manutenção.

quinta-feira: Treino de L3. 3x20min @ 85% isoload. Alternando cadência de um para o outro.

sexta-feira:  só corri, 1h bem leve na esteira e fiz também minha última sessão de fisioterapia desse “ciclo”

Sábado: “O” dia... Birthday Ride J Nada de forte, nada de sustentar esforço ou qq coisa, pluguei o monitor cardíaco e sai pra “pedalar”

Domingo: Off, só fiz meus exercícios para o braço dentro e fora dágua, depois... família J

Total da semana: 7h30min de pedal, acumulando um TSS de 500 pontos. Bastante “intensidade” e mesmo assim terminei a semana zerado. Vou monitorar as próximas 2 semanas, mas pelo histórico acho que já ta na hora de testar de novo porque provavelmente o FT subiu... chuto pelo menos uns 10w. Mas de qq jeito tem um re-teste programado pra daqui a 2 semanas!

Abs

LODD

2 comentários:

simplifique disse...

Parabens pelo niver e pela volta ao asfalto.

Putz, eu ia sair daqui sem perguntar nada. Mas, meu dedo nervoso e a mente inquieta não me deixam.

Vc não que existe alguma similaridade entre os treinos de corrida e bike? Quer dizer força, velocidade e resistência.

LODD disse...

Xampa, boa pergunta... posso perguntar pros universitários? rsrsrs.

Cara, não manjo nada de treino de corrida (muito menos de correr) mas acho que fisiológicamente pode até ser que tenha alguma coisa a ver. Mas tem muito mais "debaixo do pano"...

Fora que pra mim, acordar cedo e me acabar num pedal insano é minha 2a natureza, já fazer o mesmo com corrida (tsc tsc tsc).

Abs

LODD