A Galera, O Treino e Coisas Importantes...

A Galera...

Que performances no 70.3 este último Sábado. Na Elite feminina, Vanessa Giannini, em mais um show consquistou o titúlo com uma corrida IMPRESSIONANTE e a Talita chegando em sexto lugar numa prova excelente somente seis dias após ter sido bronze no brasileiro de longa distancia em Vitória... Que Show... não cabe nesse blog a admiração que eu tenho por essas duas, nem o quanto representa poder treinar quase que diariamente com elas!

Meu “brother” Ferra, numa grande prova conquistou um 8o lugar naquela que foi uma das mais duras em termos competição em nossa categoria, conquistando a vaga para o mundial na Flórida, vaga esta que por motivo de força maior ele teve que deixar passar. Parabéns mais uma vez pela performance e ainda bem que ano que vem você muda de categoria J

Na volta ciclística do estado de São Paulo, meu grande amigo Adriano Martins foi um monstro. Numa prova de nível altíssimo trabalhou duro pra garantir uma das camisas para sua equipe, a camisa de Rei da Montanha ficou com a equipe da Real Padaria de Sorocaba.


O Treino...

Já que estava grande parte da família RM em Penha, arrumei mais duas “topeiras” (que “topam” qualquer coisa) e fomos fazer um senhor treino em Campos do Jordão, eu o Ale e a Jú.

Simples: 110km em 4h de pedal, com mais de trinta deles subindo. Saímos de Taubaté subimos a Campos, descemos para o Sul de Minas (pra quem conhece é a serra da copa VO2) e depois voltamos tudo de novo. Duas subidas de serra, uma de vinte e outra de treze kilômetros. Mais de 2500m de ganho de altitude. Temperaturas que variaram de 30oC no pé da serra aos 12oC no topo, picada de abelha na descida, sangue, suor e lágrimas...

Os benefícios de um treino desses são inúmeros: força, endurance, técnica... mas talvez o maior deles seja o benefício psicológico. Algo em torno de uma hora de esforço contínuo, sem folga... duas vezes????

Sem contar o visual...


As Coisas Importantes...

O final de semana foi produtivo mesmo, meu grande amigo, companheiro de aventuras subaquáticas, e “pai carioca” Marcus Werneck esteve aqui em Campinas para um curso de instrutores de resgate e primeiros socorros. Eu aproveitei pra matar a saudade da galera, lembrar de coisas boas quase esquecidas de um passado não tão distante.

Serviu também para ver que muito do que eu aprendi no meu curso de primeiros socorros também já não estão mais vivos na minha memória.

O pouco tempo que pude acompanhar das aulas não só serviram para me mostrar que eu preciso de uma reciclagem urgente, como mais importante, serviram para me mostrar que todos nós atletas precisamos de um curso desses. Acidentes acontecem em todo lugar, em nosso esporte com nossa exposição eles estão mais evidentes. E os fatos que sucedem imediatamente os acidentes são cruciais para a sorte do acidentado.

A conversa que me abriu os olhos foi bem simples:

- Luis, quando você mergulhava você não confiava no teu dupla (parceiro de mergulho) para te assistir em caso de acidente?

- Sim!

- E para isso você não mergulhava somente com aqueles que pudessem te socorrer caso algo desse errado? Com aqueles que você pudesse confiar literalmente “até debaixo dágua”?

- Sim

- Agora você está numa exposição de risco bem maior que quando mergulhava e não cuida mais desse tipo de segurança????

- ...

Para aqueles que se interessarem, em breve eles vão montar um curso de primeiros socorros dirigidos às nossas necessidades. Vai cobrir desde o mais simples, como lidar com arranhões e ossos quebrados até como socorrer vitimas de acidentes cardiovasculares.

Nenhum comentário: