

Semana passada postei um treino de força no twitter e recebi vários e-mails e mensagens privadas questionando, por isso resolvi colocar aqui um pouco do que eu penso e já li sobre o assunto.
E para encerrar a semana com chave de ouro: A partir desta última sexta-feira eu passei a integrar a única equipe exclusiva de ciclismo de pista do país, a Lidra-Americana de velódromo, para disputar as provas de perseguição individual em 10 provas durante o ano a começar pelo brasileiro da modalidade que acontecerá no velódromo do Rio nos próximos dias 1o a 4 de abril. É um enorme prazer poder fazer parte desta “família”
LODD
Pegando um gancho num post excelente do Blog do Max, sobre “amores”...
VÉLOTECH lança Centro de Desenvolvimento em Performance
Pensando em proporcionar uma assessoria qualificada às modalidades de MTB, Ciclismo e Triathlon, a partir desta segunda, dia 1º de Março de 2010, a loja VÉLOTECH inaugurou o seu Centro de Desenvolvimento em Performance (CDP VÉLOTECH), coordenado pelo Bacharel em Treinamento Desportivo José Luiz Dantas.
O CDP VÉLOTECH foi desenvolvido a partir da idéia de Felipe Campagnolla - Pipo (proprietário da VÉLOTECH) e José Luiz Dantas, que atualmente é mestrando em Aspectos Fisiológicos do Exercício na faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
“A iniciativa do Pipo (Felipe Campagnolla) em chamar-me para conversar foi crucial. Ele conhecia meu trabalho com o Renato Ruiz e outros atletas, a forma como eu os avalio, e enxergou a oportunidade de concretizar algo que suprisse uma deficiência para as modalidades que envolvem o ciclismo. O que faremos será importante, pois a maior parte do sucesso de um programa de treinamento está no controle refinado da carga de treinamento e do acompanhamento do efeito desta sobre as capacidades do atleta. Estes dados nós forneceremos com as variáveis obtidas nos testes disponíveis aqui na loja”, afirma José Luiz.
A loja tem um espaço reservado adequado para as avaliações, com equipamentos sofisticados, como por exemplo, o ciclossimulador CompuTrainer Pro (RacerMate®) e o monitor de frequência cardíaca modelo RS 800 (POLAR®) com função de gravação batimento por batimento (RR), além de adequada climatização mantida por equipamento de ar condicionado e ventilador para simular a convecção ocasionada pelo ar em ambiente aberto. A princípio, os testes disponíveis são o Incremental L1 e L2, o TT5KM, o SPINSCAN e o BIKEFIT, que podem ser realizados em bateria ou isolados, conforme a necessidade do cliente. A bateria é recomendada para quem não tem nenhum dado sobre sua performance ou para os inícios, meios e fins de macrociclos, enquanto que os testes isolados são adequados para monitorar o índice alvo de uma etapa de treinamento, ou seja, a capacidade alvo de um mesociclo, por exemplo.
O Incremental fornece dados relativos às capacidades máximas e nos limiares do cliente, dados importantes para qualificá-lo em relação aos atletas regionais, nacionais e internacionais, como também ao seu próprio resultado anterior verificando sua melhora após treinamento. O TT5KM permite ver como o cliente usa suas capacidades mensuradas no Incremental, predizendo a performance em máxima fase estável e estimando a contribuição aeróbia e anaeróbia durante exercício quando avaliado conjuntamente com os dados do Incremental. O BIKEFIT posiciona o atleta para evitar riscos de lesões e problemas musculares causados pela postura inadequada na bike, além de permitir extrair o máximo de rendimento pelo posicionamento ideal do conjunto bike - ciclista. O SPINSCAN permite avaliar a parte técnica de pedalada nas condições com e sem fadiga, que ultimamente tem sido reportada como um diferencial importante no rendimento, pois quem tem mais técnica faz menos força em relação a quem tem menos técnica para gerar uma mesma potência, e isto significa fazer menos esforço para andar na mesma velocidade do seu rival. Além destes testes, o CDP VÉLOTECH fornece treino específico para aperfeiçoar a técnica de pedalada em um pacote adequado e progressivo de 10 aulas, e permite ainda sessões de treinamento INDOOR nos dias de mau tempo ou conforme a necessidade do cliente, possibilitando até a escolha do percurso igual ao treinamento externo se o cliente fornecer a altimetria, dado obtido facilmente hoje pelos frequencímetros utilizados para treinamento.
“Os testes e aulas a princípio foram criados para atender o público de MTB, ciclismo e triathlon de nível amador até elite, categorias que compõem a maior demanda de clientes no momento, e estamos trabalhando e verificando a demanda para oferecer testes específicos para atletas de velocidade, como por exemplo, ciclistas de Velódromo”, comentou Felipe sobre as perspectivas futuras.
Cada avaliação dura um tempo médio de uma hora e os pré-requisitos para realização adequada e fidedigna dos testes são informados na hora do agendamento, que deve ser feito com antecedência por telefone. Após avaliações, o cliente ou seu treinador receberão um relatório elaborado em no máximo 48 horas, que além de conter os índices do cliente e explicações do que cada um deles significa, contém um diagnóstico dos dados que norteia o técnico para intervenção adequada no treinamento de seu atleta. A partir disto, sabendo os pontos fortes e fracos do cliente, o treinador pode escolher adequadamente seu método e meio de treinamento para corrigir os déficits e fortalecer os pontos já com bons índices.
O custo das avaliações é acessível se comparados a outros métodos. A bateria de testes tem um custo aproximado ao de um único teste de consumo máximo de oxigênio (ergoespirometria ou VO2MAX), e fornece muito mais dados aos clientes, visto que o teste de VO2MAX permite somente a obtenção das capacidades máximas e nos limiares.
Porém, ter os dados e avaliar por si não resolve o caso. “Da mesma forma que você leva ao médico especialista um determinado exame, é necessário o acompanhamento de um profissional para interpretar o diagnóstico e prescrever o treinamento, ou seja, levar a um especialista em consultoria esportiva”, afirma José Luiz. Para quem não tem técnico particular, o CDP VÉLOTECH também tem o serviço disponibilizado de assessoria e/ou prescrição de treinamento aos clientes.
Felipe Campagnolla (Pipo)
Proprietário da VELÓTECH
Ciclista Amador
e-mail: velotech@uol.com.br
José Luiz Dantas
Mestrando em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Bacharel em Treinamento em Esportes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Preparador Físico de Atletas amadores e profissionais
e-mail: jldpessoal@yahoo.com.br
________________________________________________________
Eu acabei de fazer meu primeiro teste de incremental... as pernas ainda estão bambas, mas gostei da primeira impressão que tive. Assim que receber a avaliação do Zé Luiz coloco maiores detalhes.
LODD