Ossos do ofício


Bom, pela foto acima dá pra perceber que esse tem sido um período de grande inatividade.

Infelizmente, ou felizmente – a gente nunca sabe – a um mês atrás eu sofri um acidente durante um “passeião” de bike…

Peguei um caroço na pista, na D. Pedro perto do pedágio de Itatiba e sem mais nem menos fui lançado ao solo. Tinha acabado de voltar de uma viagem de ferias (maravilhosa por sinal) com a família e saí com o Diogo para dar um pedalzinho “pra bater papo” – o Diogo é original de Vinhedo, mas ta morando em Taiwan (trabalhando na FSA) e como eu, tinha acabado de aportar em terras brasilis. Nem preciso dizer que o rítimo do pedal tava bem água com açúcar. Eu há mais de 15 dias sem subir na magrela e ele com um jetlag de 48h de viagem nas costas… Mesmo assim, aquele é um trecho rápido da pista.

A gente vinha colocando o assunto em dia quando do nada, o guidão saiu da minha mão e numa fração de segundos eu aterrizei a 50kph em cima do meu ombro esquerdo. Cair nunca é algo agradável, na estrada então é uma sensação horrível pois o primeiro reflexo que a gente tem é o de sair correndo para uma parte segura do acostamento. E foi nesse “repente” que eu vi que a clavícula tinha ido pra casa do chapéu… de novo

Em 2001 eu estava num treininho acelerado com o Marcão CB quando um opala parado no acostamento resolveu abrir a porta na hora que eu tava passando. Foi bizarro… eu sanfonei a porta do opala e a clavícula quebrou perto da articulação. Nem achei que tivesse sido nada de grave, pois daquela vez ainda peguei a bicicleta e voltei pedalando. Mas a proximidade da fratura em relação a articulação fez a cirurgia ser inevitável.

Desta vez um tombo idiota, talvez o mais idiota de toda minha vida mas que com certeza fez o maior estrago.

Agora a dor era insuportável… fora que eu achava que tinha quebrado algumas costelas também, pois mal conseguia respirar. Mas acabou que foi “só” a clavícula mesmo, mas em 3 partes L

E diferente de 10 anos atrás desta vez a cirurgia não era obrigatória mas sim uma opção, que eu tomei uma semana após o acidente, depois de ouvir todos os prós e contras, do meu medico – diga-se de passagem, o mesmo que me operou a 10 anos atrás, e que deixou meu ombro tão zero bala que nas chapas nem ele achava a fratura anterior J

Em 2001 um simples fio foi usado pra prender os ossos no lugar. 2011, a brincadeira foi mais "feia" com uma placa sendo fixada por 6 parafusos pra literalmente "pregar" tudo junto!

E nessa vida, nada acontece por acaso…

Posso dizer sem a menor dúvida que esse é o meu maior período longe da bike. Contando com as duas “clavículas” ao todo foram 4 acidentes que me afastaram (por um motivo ou outro) dos treinos. Nunca, por mais de um mês – O problema é que desta vez as coisas se aglomeraram… pós IM, viagem com a família, acidente… com tudo isso posso afirmar que, embora eu tenha pedalado (e até mesmo competido), desde antes do IM que eu não treino pra valer.

Precisa dizer o estado em que eu me encontro?

Semana passada, num surto de “não aguento mais” coloquei a bike no rolo só pra dar uma girada. Foram LONGOS 30 minutos, e me lembro de ficar assustado ao ver minha FC acima dos 145bpm enquanto eu fazia educativo com uma perna só a míseros 90watts – E a merda da referência é essa, antes do IM eu segurava perto dos 300w com essa mesma frequencia por mais de 2h :-o

Bom, mas nos ultimos 2 anos meu ciclismo vinha numa tendência de “plateau”. 2009 foi o último ano com ganhos realmente significativos, e talvez essa “resetada” tenha vindo a calhar pra começar tudo de novo… do zero… literalmente do zero!

Eu realmente gosto desse desafio. Durante os ciclos de treino eu fico com receio de arriscar coisas novas e diferentes por medo de interferir nos ganhos anteriores, e com essa “oportunidade” vou poder colcar um novo plano e testar mais coisas – no estado que eu me encontro tenho certeza que qualquer estímulo vai trazer ganho, portanto o risco deixa de existir!

Bom, para os que acompanham esse blog vou colocar os treinos semana a semana e analisar aquilo que esta acontecendo. Se alguém quiser dicas pra evolução no ciclismo, TALVEZ essa seja uma fonte de referência.

Gostaria de aproveitar esse espaço pra agradecer a todos os amigos que se preocuparam, que ligaram, mandaram mensagens positivas, torceram e oraram pela minha recuperação. Vou levar isso comigo para sempre.

Mas em especial, queria agradecer minha família. Hoje eu tenho certeza de que Deus permite que esses pequenos incidentes aconteçam para me reafirmar o quanto de amor eu possuo dentro de casa… o quanto de sorte eu tenho pela família maravilhosa… o quão feliz eu sou!

Meus filhos, em especial o Léo que acabou virando meu braço “esquerdo” literalmente e minha mulher, que segurou o rojão aceso por 15 dias, a parte mais difícil da minha recuperação - sem empregada (férias) e com as crianças em casa (férias também)... Amo muito vocês!

Abs

LODD, pronto pra recomeçar embora ainda confinado à tipóia J

11 comentários:

Max disse...

Só vc. mesmo pra bater papo a 50 por hora....

Boa e rápida recuperação.

m

mariutti disse...

Fala Lodd!!!!!
Logo logo vc tá voando de novo! Boa readaptação aos treinos....

abs
Mariutti

simplifique disse...

Melhoras, boa recuperação e to vendo que esse blog vai voltar a ferver.
ABS !!!
Xampa - www.96pes.net

Murilo Ijanc' disse...

Nossa Lodd eu também ando meio confinado, porém não por muito tempo como você, dia 12/08 foi meu aniversário estava fazendo uma trilha e acabei caindo dei 9 pontos na palma da mão que acabou sendo cortadas pelas pedras que tinham no meio da trilha, também penso dessa forma como está em seu Post, ótima recuperação para você não tenho dúvidas de que você estará voando!! E obrigado pela oportunidade de ler sobre os treinos que serão postados no blog, com certeza irei ler para tentar evoluir mais meu ciclismo! Abração, Murilo Ijanc'

Andre Derosso Teixeira disse...

Boa recuperação.
Também acompanharei os treinos postados.

ciro violin disse...

Sou mais um que vou acompanhar os treinos...
Acompanhar e perguntar...

Melhoras!!!!!!!

CARRETINHA disse...

Força na recuperação LODD...vou acompanhar seus treinos sim sempre bom aprende!!!Grande abraço

Anônimo disse...

Torço por melhoras também!

Bons teinos e bike pra frente!!!

Abraços

Rodrigo Dantas

Marcos Apene do Amaral disse...

Melhoras!

Admar Neto disse...

Força!! Torço por uma boa recuperação!! Mais um na fila dos treinos!!!

Anônimo disse...

Oi LODD,

Vc é o máximo viu!!!rsrsrs....O Max tem toda razão só vc mesmo!!!rsrs

Tudo vem pro bem....ja ja vc está de volta... fica despreocupado:-))


Boa e ultra rápida recuperação:-))

Beijão.

Gina....abelhinha!!!rsrs