100/100



O descanso é algo tão importante para o ser humano que faz parte, inclusive, das escrituras sagradas. Não importa se você é cristão, católico, judeu ou muçulmano... Não importa nem mesmo se você acredita ou não na inspiração divina da Bíblia. O Fato de fazer parte de um livro que existe há séculos já é suficiente para ter nossa atenção.

O engraçado é que a maioria dos atletas (myself included) peca nesse quesito. No mundo do triatlo e ciclismo amador então a palavra “descanso” ou “Day off” só perde para a palavra “lesão” em termos de repúdio. A maoiria de NÓS cava buracos nas 24h do dia pra poder encaixar mais um treino, ou até mesmo alongar uma sessão específica!

Uma vez ouvi uma palestra do Gordo Byrn, um atleta que partiu no zero pra correr na elite do triathlon mundial e conseguiu vários resultados importantes, como vice campeonatos de provas disputadíssimas como IM Canadá, top 3 na Nova Zelândia e o titulo de campeão mundial de Ultraman. E, durante essa palestra (que foi direcionada somente ao público amador) ele insistiu várias vezes nas palavras “rest & recovery” e segundo ele, o maior mal que assola os triatletas pelo mundo é exatamente a falta de descanso.

A experiência dele próprio pode servir como exemplo, pois de acordo com suas próprias palavras, a primeira coisa que ele fez quando largou o trabalho para se dedicar exclusivamente aos treinos foi “descansar mais”, “dormir 2h a mais por noite e tirar cochilos no meio do dia”, e só depois que ele conseguisse fazer isso que ele pensaria em aumentar os volumes e cargas de treino.

Bom, mas porque eu to lembrando disso tudo? Simplesmente porque pela primeira vez em MUUUUITO tempo eu experimentei esse “boost” gerado pelo descanso. Após um período de 10 dias dosando muito descanso com algum treino, a semana passada foi o que eu posso chamar de semana 100%. Completei todos os treinos, e literalmente “sobrando” em todos. Atingindo sem dificuldade as metas da semana. E a coisa não parou por aí, visto que hoje já é quinta-feira e mais da metade da segunda semana se passou, são mais de 10 dias de treinos EXCELENTES. Como é bom se sentir bem!

Lógico, o volume de treino continua baixo e eu to treinando praticamente só uma modalidade. Mas eu já fiz isso por mais de 1 ano e vivia no famoso “bico do urubu”.

E também fica claro como a gente esquece desse “pequeno” detalhe facilmente, e nada como uma “chacoalhada” dessas pra lembrarmos o quão necessário é o descanso!

Ah... e não adianta querer aproveitar o seu “Day off” pra colocar o trabalho em dia e fazer o importo de renda da família, empresa e etc.. Uma outra frase que me ficou marcada é que “o corpo reconhece o stress, mas não diferencia de onde vem” por isso, descanso tem que ser bem equilibrado!
Isso tudo é só pra EU MESMO não me esquecer de novo, tão rápido J

Resumão da semana:

segunda-feira: 2x20min cravados no FT (95-105%)

terça-feira: treino de L3, 3x20min @ 85% isoload com cadência de prova.

quarta-feira: 70min de regenerativo e educativos

quinta-feira: potência anaeróbia, quase um treino de L6 – 2x 10 séries de 30s/30s

sexta-feira: OFF só com um trabalho de “natação” – consegui “nadar” 600m, bem na boa, auxiliado de pé de pato só pra fazer o movimento com o braço. EXCELENTE J

Sábado: Hora da dor de novo (que já não é mais “tão” dor assim)

Domingo: 2h de sessão basicamente aeróbia com trabalho de cadência – 3x32min alterando cadência de 70-90RPM a cada 4min.

Total da semana: Pouco mais de 10h de pedal com um TSS acumulado de 580 pontos e MUITO treino de qualidade.

Sobre a clavícula, eu já tenho feito treinos de musculação de verdade pro braço seguindo as ordens do fisioterapeuta, e to ganhando “confiança” de novo. Sexta-feira tenho retorno no medico pra ver como as coisas andam... Torçam por mim ;-)

LODD

8 comentários:

Max disse...

Lembro do meu avô deitado no sofá do escritório dele (que ficava em casa) depois do almoço.

Lembro do meu pai deitado no sofá da sala depois do almoço, antes de sair pra trabalhar.

E acho que meus filhos vão lembrar de mim deitado no sofá da sala depois do almoço.

Não precisa mais de 15 minutos :-)

Beto Nitrini disse...

Lodd, quando eu ainda era veterinário e trabalhava no Joquei Clube de São Paulo, pude aprender isso com os maiores atletas que conheci, os cavalos de corrida! Eles treinam forte quando tem que treinar forte, fazem regenerativo quando tem que fazer regenerativo e descansam quando tem que descansar! Nós estamos sempre querendo fazer mais força num regenerativo, aproveitar um dia off para dar uma "trotada", uma nadadinha, um girinho...

DESCANSO TAMBÉM FAZ PARTE DO TREINO!!!

LODD disse...

Max, 15-30min todo dia com direito àquela babada básica no sofá. Mais que isso a tarde fica uma inhaca ;-)

Betão, essa dos cavalos me lembra um texto que eu li uma vez do Brett Sutton (técnico do TBB). Ele treinava cavalos antes de treinar triatletas. E dizia que um cavalo não reclama de cansaço, ele simplesmente olhava pro cavalo e sabia que ele precisava descansar. E tb o cavalo não peitava o técnico querendo fazer aquele treininho a mais "escondido" hehehe - Bela comparação!

LODD

Emiltri disse...

Lodd, deixo dois livros como dica:

Going Long, do Gordo Byrn e do Joe Friel

Your Best Triathlon, do Joe Friel

Tratam da essência deste tema. Eu mesmo, um triathleta bem mediano, me valho destas técnicas de descansos bem posicionados junto a treinos chaves para treinar e competir em um nível que eu mesmo nunca sonhava...
Treinar também é com a cabeça, e tem muita pesquisa por aí provando estes benefícios.

Abrax.

Beto Nitrini disse...

Lodd, dá uma lida nesse texto do Joe Friel.

http://bnitrini.blogspot.com/2011/08/from-bumblebees-to-race-horses-de.html

Abs

DaniBetitto disse...

LODD,


"Think Like a Bumblebee Train Like a Horse".

http://www.studio1on1.com/Motto

Venho tentando seguir este conceito a um "bom" tempo, mas a primeira parte da frase é muito mais fácil de seguir que a segunda.
Mas não adianta ficar cego e seguir tudo na risca sem estudar o motivo das coisas.

E ai quando vamos torcer o cabo na estradinha??

Abração.

LODD disse...

Emil, tenho os dois e já usei bastante. Inclusive tem um do Phill Maffetone (técnico do Mark Allen e Mike Pigg) que fala muito sobre isso.

Betão, já tinha lido esse seu post. É genial mesmo.

Dani, amanhã vou ver o que o médico fala. Quem sabe semana que vem???

Abs

LODD

3 ATHLON NA VEIA disse...

Lodd,
Isso é absolutamente correto.
O problema é a gente só fazer isso quando é obrigado.
Como treino nos dias úteis à noite, faço meu OFF na 6a feira até mesmo para poder inverter o horário de treinos para o final de semana e pedalar bem (tentar) no sábado cedo.
Antes, quando não existia o "OFF" nos meus treinos, vivia, como vc disse, no bico do corvo.
Alguém já disse: Descanso é treino.