O dia da REVOLTA!


O dia ontem começou excelente. 2o treino de bike na estrada, e pra minha “realização” a Volta Ciclística do Estado de São Paulo (mais recentemente nomeada de Tour do Brasil) ia passar no meu “quintal” de treinos. Acordei cedo e encontrei com o Dani Betitto no mesmo Bat-Local de sempre para começarmos o treino. A idéia era fazer o treino e depois parar no topo da nossa “serrinha” para ver a meta de montanha da etapa e tocar pra casa.

Tudo 100% dentro do previsto. Fizemos as séries (na verdade, como na terça-feira, o Dani fez as séries e eu tentei me segurar de roda J), acabamos lá pelas 9h e fomos para o final da subida esperar a passar. Depois de uns 20min de espera, chegaram os comissários que fizeram a marcação da meta de montanha. Quase nada de espera e passaram... primeiro os “escapados” e pouco mais de um minuto depois o pelotão encabeçado pelo meu amigo Adriano Martins e a equipe da Padaria Real “controlando” o bolo – Afinal de contas, eles estavam protegendo o líder da competição, o Burro (Eriberto) que é da mesma equipe... Bom, aquilo na verdade não é uma montanha. É um leve aclive que quase 4km que eu costumo usar pra fazer de marcha pesada. Num dia bom, o Adriano passa fácil ali bem acima dos 30kph (eu sei porque já passei quase cuspindo o pulmão algumas vezes na roda dele). Ontem, comandando o pelote eles estavam fácil acima dos 40... Acabou virando (como eu já imaginava) uma meta voltante!

Depois do pelote, passa a caravana... todos os carros de apoio das equipes, comissários, ambulâncias, ônibus e etc.. A Policia Rodoviária vem fechando a caravana e controlando o transito. Aqui acaba a parte boa e entra o “inevitável”.

Logo atrás do pelotão e da caravana vêm a “ditadura das 4 rodas” aquele transito infernal de carros, caminhões e etc.. Todos estressados, xingando e literalmente jogando o carro em cima de qualquer ciclista que “ainda” esteja atrapalhando a vida deles. É isso mesmo... Só faltou a gente sofrer ameaça de morte por querer atravessar a pista em meio ao caos estabelecido. Numa das tentativas, uma senhora muito “educada” acelerou a sua SUV, na qual ela se encontrava sozinha, ocupando o espaço de meio pelotão proibindo a minha travessia.

Esse é o país que vai sediar uma olimpíada. Um país onde é impossível fechar o transito num determinado local para uma prova internacional acontecer. Mas a culpa não é só da nossa falta de educação como cidadãos... A culpa está em todo lugar. Pra se ter uma idéia, a gente treina naquela estrada várias vezes por semana, toda semana, e nós que somos amantes do esporte só descobrimos que a volta passaria por ali na noite antes, através de comentários de amigos... Não, durante todo tempo que as autoridades tiveram pra se programar não foi informado nem ao público, muito menos aos motoristas estressados que o Tour passaria por aquela estrada!

Voltei pro trabalho realizado, mas revoltado.

E como se isso já não bastasse, pouco antes do almoço a rede Record que vêm fazendo uma transmissão no mínimo “questionável” do Pan 2011 resolveu dar uma mãozinha pro ciclismo, e veiculou uma matéria num de seus pasquins matutinos falando sobre a modalidade nos jogos panamericanos, e dando uma lista de preços “detalhada” de valores dos mais diversos tipos de bikes top de linha. O resultado? Agora não interessa se você é João ou José, aos olhos dos bandidos, tua bike vale perto dos 30mil reais que eles anunciaram na matéria... Estamos ferrados!!! Pelo menos os roubos a caixa eletrônico devem dar uma diminuída, né??? REVOLTANTE L

A semana passada:

Semana passada voltei ao medico. Tudo OK com o ombro, mas ainda lento. Pela cara do medico ta mais rápido do que ele previa, mas pra mim isso é bla bla bla.

Ele me liberou pra voltar aos treinos de bike na estrada, com muito cuidado e sem forçar o ritmo pra não forçar o braço... Bom, nem que eu quisesse dava! To tendo que reaprender a andar de bicicleta. Ganhar confiança, equilíbrio e força de novo! Paciência ;-)

segunda-feira: 70min Aeróbio, <75% do FT. Praticamente um “recovery”

terça-feira: 2x20min de FT cravados 95-105%. Excelente treino e continuo com o sentimento de estar “sobrando”. Bom!

quarta-feira: 70min de L3 com muita variação de ritmo. Um programinha simulando um treino de pelotão, com muita aceleração mas sem sustentar esforço por muito tempo.

quinta-feira: Treino de SST (sweet spot) 2x25min 88-94% FTP

sexta-feira: OFF

Sábado: um recorde, 3h de rolo com séries de “upper aerobic” longas. Insuportavelmente cansativo, mentalmente falando!

Domingo: Mais uma hora da dor, logo cedo no maldito horário de verão antes de ir pra SP. Hoje eu fiquei cansado pacas!

Total da semana: 10 horas e um TSS acumulado de quase 600 pontos... Evolução boa e constante!

LODD

7 comentários:

Beto Nitrini disse...

Lodd a transmissão da record é lamentável, mas a falta de preparo dos repórteres sobre nosso esporte é generalizada, já vi resportgens na Folha de SP, Estado de SP, Globo, Bandeirantes, Record, Sportv etc... onde o único destaque que é dado é para o preço das bicicletas.
Para fazer uma reportagem qualquer um reporter deveria ler, se informar sobre o assunto para passar algo de interessante, e não tentar descobrir na hora alguma coisa para falar como 99,9% fazem...

Não tem jeito, nós estamos no país errado...
Abs!

Andre Derosso Teixeira disse...

Tem razão quando se revolta com a falta de informação sobre as competições.
Vc não sabia que iria passar na estrada que treina. E eu, que nem sabia que já havia começado a competição !?

Rogerio disse...

Caro Lodd, eu quase fui assaltado na Bandeirantes, por 02 caras que estavam esperando em baixo do viaduto onde faço o retorno, por Deus eu estava acompanhado por um ciclista militar e gritei o nome dele, pois estava uns 250m adiantado, saiu do fundo da alma como um bramido '' Major, Major '', eles se assustaram e cairam fora.
Não dá nem pra treinar sozinho e passar de sumaré é um perigo eminente.
Levei a vida toda pra comprar minha bike de R$ 6.000,00 longe dos 30.000,00 anunciados pela Record.
Temos que tomar muito cuidado.
Parabéns pelo blog

Fernando disse...

Quando digo aos amigos que vivemos numa selva...seu texto corrobora com o que falo...
Abraço e bons treinos!

Dani Betitto disse...

LODD,

Meu sentimento foi exatamente o mesmo que o seu sobre a educação de nosso povo. Estava pronto para ser apedrejado.... Mas como o André comentou acima, eu tb nem sabia que tinha começado a competição. Se não fosse vc não teria visto o pelotão passar no meu local de treino!...
Abs.

3 ATHLON NA VEIA disse...

Lodd,
Sou solidário contigo nas 2 revoltas:
1)- Divulgarem preços de bikes (inclusive como se isso fosse notícia esportiva). No Globo Esporte de ontem fizeram a mesma m...a !
2) - Os estressadinhos de carro. Aqui em Santos, a cada triathlon realizado, inclusive no Internacional de Santos, é uma chiadeira do "povo motorizado" que só vendo.
Ainda vão conseguir proibir essas competições por aqui. Santos vai ficar conhecida como a Ex-Terra (não é X-Terra) do triathlon.
Infelizmente.

ciro violin disse...

Incrivel mesmo!!

E não foi só uma reportagem não.... foram umas 4 sobre os preços e dizendo que as bikes são feitas dos mesmos materiais dos fórmulas 1.

E do jeito que vai... aquela prova de Meio Ironman em Ubatuba na seletiva Rio-Santos NUNCA vai acontecer.... pois os SUV´s tem que passar.
E se vc estiver na frente, saia, por que eles são feitos para passar em cima de qualquer um, e as leis para proteger quem esta de carro.

Aquele FDP que atropelou os 2 garis dirigindo beudo na marginal foi solto hj.

Merda de país!