No "decorrer do período"


Semana passada me bateu uma vontade de levantar um histórico da minha evolução durante os anos de treinamento com potência. Aproveitei um tempinho “livre” e fui buscar nos arquivos do WKO+ meus “bests” de cada temporada, e fiz uma tabela comparando os picos em treino de 5min, 20min e 1h com meu melhor FT pra cada ano.

*os picos de 20min e 1h são relativos a potência normalizada e muitas vezes são obtidos em treinos intervalados, provas de pelotão ou motopace. Já os de 5min são medias diretas, já que há erro ao se “normalizar” intervalos tão curtos.

Algumas coisas bem legais (outras não) apareceram só de olhar para os números da tabela:

 Eu comprei meu 1o powermeter no final de 2003, e como eu já relatei aqui passei pelo menos 2 anos olhando para os números sem entender muito. Da pra perceber pelos números que só a partir de 2006 eu comecei a brincar pra valer com ele.
- 2005, 2008 e 2011 foram os anos que eu fiz Ironman, e os picos de 60min mais significativos foram nesses anos. E o mais engraçado é que aconteceram pouco depois da prova. Uma mistura de alto condicionamento aeróbio aliado ao longo período de recuperação que eu sempre me “dou” depois de um IM?!?
- O melhor 5min foi em 2010 e destoa do resto. Foi o ano que eu treinei pra valer para o brasileiro de perseguição. Também foi minha melhor performance nessa prova por MUITO. Infelizmente não tenho os números do dia “D”, primeiro porque não tenho powermeter na bike de pista mas também porque durou menos de 5min J
- Outra coisa interessante sobre esse foco de 2010 é que isso não se aplicou ao FT.
- 2007 para 2008 foi a melhor evolução que eu tive. Se deu logo após o período que eu passei “só” no ciclismo (2006/2007)
- E como eu já sabia, um belo plateau de 2009 em diante.

Ainda tem um monte de coisas pra tirar de uma análise mais detalhada desses números. Por isso uma dica pra quem está começando treinar com potência (ou vai começar agora): Guardem TODOS os arquivos! Isso vale ouro...

Semana de treinos:

Essa semana foi a 1a de duas semanas bem puxadas antes de um break (é... vou sair de férias com a patroa J), que eu pretendo chegar no limite, recuperar pra poder fazer um último teste antes de viajar.

Foi também a primeira semana que eu saí com regularidade pra fazer treinos na estrada... três vezes! A intensidade ainda tem que ficar para os treinos indoor, pra não forçar nem arriscar a lenta progressão do ombro, mas mesmo assim consegui um novo pico de 5min (desta fase)  no treino “longo” de sábado.

segunda-feira: Sweet Spot – 2x25min 88-95% do FT com cadência acima da de prova.

terça-feira: Treino de estrada com o Dani Betitto. A idéia era pedalar e não importava o ritmo – só não tinha idéia que ia ser tão “pancada”. Fiz o treino da planilha dele, todo na roda... algumas séries de big gear, e váááários tiros curtos e duros (cortesia do grande Santiago Ascenço – agora eu sei porque essa galera do cerrado pedala MUITO)

quarta-feira: 2x20min FT (95-105%) foi duro... mas saiu J

quinta-feira: treino de estrada bem girado e bem relax. O Dani em polimento pro CRI da vélotech e eu de roda. Com direito a parada pra assistir a volta do estado!

sexta-feira: OFF... Eu mereço J

Sábado:  treinão bom de estrada com Ciro Violin e Luiz Eng. 100km num percurso durinho. Aproveitei uma subida mais “chata” pra dar uma testada nas pernas e consegui 390w em 5min. Ainda “fora”, mas BEM melhor do que ha 2 meses atrás!

Domingo: Hora da dor no rolo... engraçado como esse sentimento muda. Semana passada não pareceu tanto “da dor”assim, mas hoje foi de arrebentar. É o acumulo... L

Totalizando a semana com pouco mais de 11h de treinos e um TSS de 760 pontos (será que semana que vem eu consigo passar dos 800?)

LODD

5 comentários:

Max disse...

Lodd,

isso que você fez chama-se transparência. Esses números são a verdade do atleta, independente de tempos de prova, velocidades médias, etc.

Colocado de outra forma: quer saber se vocë é melhor que seu vizinho? Faz uma tabela dessas, pede pra ele fazer o mesmo, e compara as duas. O resto é conversa de bar.

A única coisa que complementaria ela seria o seu peso em cada ano, para termos a relação peso/potência. Mas, como vc. não é escalador e nem pretende ganhar o TdF, a gente perdoa...:-)))

cfportugal disse...

Assinando a,lista de chamada, Verdade Max, o peso faria uma boa diferença nessa tabela, 390W em 5' já mostra que deve estar bem mais a vontade na bike, acabou o sofrimento puro, já deve estar feliz na hora de treinar, fico feliz. Seu câmbio deve chegar semana que vem, não vou parar de te agradecer nunca.

LODD disse...

Max,

Eu até pensei em fazer isso. Mesmo não tendo nem cacuete pra escalador eu acho uma informação que tem alguma relevância.

O problema é que, por incrível que pareça, o FT mais alto das temporadas quase nunca calharam com o peso mais baixo.

Mas como meu foco sempre foi na relação watts x arrasto aerodinâmico eu acabei deixando esses dados pra lá.

Portugal, feliz na hora de treinar é pouco! tenho parecido criança :-) Fica frio em relação ao câmbio.

Abs

Luís Eduardo Franke disse...

Lodd, comprei meu 1º rolo (kurt k. road machine) há uns 10 dias e estou usando-o somente no "feeling", sem freq., sem potência... Queria te perguntar, qual relação e cadência vc faz os 2x20min?

LODD disse...

Luis, relação tanto faz... Porque no computrainer ele ajuta a intensidade independendo da velocidade.

Cadência vai depender do objetivo. As vezes faço pesado, outras mais leve. Pra "teste" ou cadência de prova sempre na casa dos 70-80RPM.

Agora, se eu não me engano, no site da kurt (que aliás é um dos melhores rolos que eu conheço) tem uma tabela de velocidade x intensidade em watts pra vc ter referência!

Abs