Ciclo que termina


Esta semana que passou encerrou-se o ciclo de retorno. Foram 11 semanas de treinos focados em retomar parte do condicionamento perdido. Encerrado com o objetivo mais do que alcançado!

Esta semana eu posso dizer que voltei a treinar de verdade. Treinos muito bons realizados na estrada. As intensidades específicas ainda estão (e vão continuar por mais uns 2 meses) sendo feitas indoor (e “in dor”) na “segurança” do rolo. Mas já consigo pedalar nas estrada com alguma confiança.

A evolução no FT ficou clara nas duas últimas semanas, as sessões de 2x20min todas feitas acima de 330w, uma sequencia de “hora da dor” com dois dias consecutivos acima dos 310w já eram indicadores fortes o suficiente pra saber que o FT subiu pelo menos 10w (dos “estimados” 320w há 3 meses para a certeza de pelo menos 330w essas últimas semanas)... Mas dois treinos de estrada essa semana deram a certeza que as coisas realmente mudaram, pra melhor e muito melhor do que o esperado:

Quinta-feira saí pra um treino com a Ana Borba depois de 4 dias seguidos de treinos de “intensidade”. O treino tinha 1 série de 20min no SST (pouco abaixo do FT) e mais duas de 10min no FT, a última acabou saindo acima dos 340w, e com as pernas e o coração inteiros!

Sábado foi a hora (ou horas) da verdade, treino com a galera do ciclismo liderado pelo meu grande amigo, mentor, tutor, que acabou de voltar vitorioso da Volta do Estado de São Paulo – Adriano Martins. Segundo ele ia ser um treino de volume, com um ritmo “sustentável” que ia totalizar umas 3h de pedal... Mas sabe como é, né? As coisas sempre saem um pouquinho diferente...

4h de pedal, perto de 130km e uma media de velocidade bem “civil”... Mas os número são muito mais cruéis quando: 1700m de ganho vertical, sendo que não me lembro de nenhuma subida de mais de 2km. 260w de potência normalizada pra uma VI de 1.36 – pra bom entendedor meia palavra basta, e quem treina com potência sabe o quanto de variação forte/fraco é isso. E mais, o quanto isso detona qualquer passista/contrarrelogista/triatleta. O resumo do treino foi “força morro acima, recupera morro a baixo” com alguns trechos de paceline ritmados. O fato de ter “operado”acima dos 80% durante 4 horas de pedal, num calor escaldante também é indicativo que “tudo melhorou”. E a certeza de que esse foi o treino mais duro do ano!

E a aula?

Eu sou um privilegiado de poder treinar “regularmente” com um ciclista como o Adriano. Só o fato de assistir ele pedalando já é uma aula de ciclismo, poder trocar idéias e ouvir as dicas dele então... Obrigado DEMAIS!

Lógico, como planejado essa semana eu re-testo, mas já com meus olhos num FT realista na casa dos 335w... Vou tirar segunda e terça pra dar uma “chacoalhada” e testo na quarta-feira antes de tirar uma semana com a patroa.
E depois? Bom... espero desta vez não perder tudo de novo nessa semana parado. Como brilhantemente disse o Felipe Amante por email esses dias: “Esse negócio de FTP é f... parece disfunção erétil... difícil de subir e, bobeou caiu!” genial. Assim como a resposta do Max “Se você publica isso vai ter gente tomando Viagra pra pedalar” hahahaha. Ta avisado, cuidado extra no pelotão a partir de agora J

Para o retorno, o próximo ciclo vai ser mais focado nos treinos longos. Primeiro porque a “duração” já começou a ser limitação, deixando clara a falta de base – felizmente o histórico me favorece nesse aspecto e acho que em um mês, bem focado a coisa retorna pelo menos 90%. Segundo e mais importante, eu preciso perder o “muito” peso que ganhei no período “off”, e só consigo fazer isso com segurança em treinos longos e menos intensos. Ainda vou manter os treinos de limiar de uma a duas vezes por semana nesse tempo como manutenção.

Resumo da última semana:

segunda-feira: Dobradinha da “hora da dor” repetindo o treino do domingo

terça-feira: Estrada com o Betito, de roda no polimento dele pro troféu. Bom treino e com alguma intensidade muito bem aplicada.

quarta-feira: Puro treino de Vo2, 6x 4min de 110 a 120% do FT com 4min de recuperação. Terminei com alguns número bem animadores, mas achando que não treinaria de jeito nenhum na quinta.

quinta-feira:  70km de estrada com um tiro de 20min 90% e dois tiros de 10min no FT, terminando com o melhor 10min da atual fase.

sexta-feira: OFF mais do que necessário

sábado: Group Ride. 4h de tudo, num percurso novo e bem duro.

Domingo: 3h leve, base pura em Romeiros.

Totalizando com 13h de treinos, 850TSS e querendo mais!

LODD J

2 comentários:

ciro violin disse...

Vamos testar isso tudo aí no Granfondo em Ubatuba domingo???

Inscrições até amanhã no site da federaçãop paulista.

Aproveitamos e vemos de camarote a decisão da R5.
Parece que o pelotão estará recheado de feras.

LODD disse...

Pô Cirão,

Bem que eu queria poder ir "sofrer" um pouco no Granfondo, mas tô embarcando amanhã com a Lú pra uma viagenzinha de "casal", e só volto dia 11 :-)

Boa prova pra você lá!

Ah... eu vi o R5 passando em Romeiros no domingo. Tava animado!

Abs