Feeling, demora e mais perseguição


Dez dias não pareciam tempo suficiente para separar as duas...

As diferenças das necessidades físicas entre uma prova de pouco menos de 5 minutos e uma de pouco menos de 5 horas são enormes, mas talvez os requerimentos psicológicos entre as duas sejam ainda maiores. Eu nunca fui mestre em recuperar o foco rápido após atingir um objetivo. Desta vez pareceu ainda mais distante já que as coisas demoraram mais que o normal para ser assimiladas (se é que foram). Mas com certeza eu fiz o meu melhor nesses poucos dias que separaram o brasileiro de pista do Long Distance de Caiobá.

Embora o local da prova seja um paraíso para a prática do triathlon, a prova em Caiobá está longe de ser “minha” cara, uma vez que o pedal tem pelo menos 6km a menos do que “deveria”, é rápido, e a fiscalização quanto ao vácuo é, no mínimo, muito falha. Mas como nada disso diz respeito direto a minha performance eu sempre vou pra lá com boas expectativas, e desta vez não foi diferente. Sempre foi uma prova muito cruel comigo, e na briga LODD x Caiobá eu vinha perdendo de goleada.

Alguns eventos marcaram a semana mas nada tão fundamental quanto a minha decisão de cortar pela primeira vez o meu “cordão umbilical” com a bike – no começo da semana decidi que correria a prova com roda disco, deixando assim de ter as informações até então vitais fornecidas pelo meu Power-tap. E pra radicalizar de vez, abri mão de qualquer “meter” na bike, nada de cateye, cadência, polar ou GPS. Há 10 dias atrás eu tinha sido quase-perfeito numa prova em que não é permitido o uso de nenhum desses dispositivos, e o “feeling” foi a única informação que eu pude ter. Assim sendo, no domingo coloquei minha bike na transição equipada com rodas, pedais, freios e “feeling” J

Alinhado na praia olhando para as bóias, a única sensação que eu tinha era de “demora”. O quanto ia demorar para dar uma volta e o pior.... eram duas!!! Foi uma natação no mínimo esquisita. Eu tive umas sensações de estômago embrulhado e até me senti meio “mareado” na primeira volta (que meus companheiros de mergulho não leiam isso), saí da água com uma vontade enorme de não partir pra segunda volta, era questão de cabeça e de novo “demora”. Mesmo assim acabou sendo uma natação muito boa, saindo perto de gente que costuma sair bastante na minha frente...

Pra bike e pro feeling... Estranho é como as coisas sempre ficam menos “cinzas” na bike. Mesmo com tempo chuvoso e pista “segurando” mais que o normal, sentia que estava bem, forte e controlado. E com menos de 20km (acho eu) a perseguição começou. Foram mais de 60km perseguindo o TTT da ponta e fugindo do segundo pelotão, sem ninguém junto e mais uma vez “demora”. Fechei a primeira volta e fiz força pra me convencer a passar por tudo aquilo de novo. A experiência positiva do pedal foi ver que o tal do “feeling” funciona até mesmo para distancias um “pouco” maiores, pelo meu relógio passei a segunda volta um minuto mais rápido que a primeira.

Fomos eu e o “feeling” pra corrida. Nessa modalidade ele não costuma funcionar direito, da uns tilts de vez em quando mas eu continuo levando fé que um dia vou conseguir calibrá-lo J. Peguei umas parciais de km durante a primeira volta e vi que estava bem mais rápido do que eu tinha imaginado... ah, lá se vai o “feeling” de novo. Fechei a primeira volta pouco mais de um minuto abaixo do planejado. Fomos bater de frente com a “demora” de novo. E desta vez foi mais implacável – a segunda volta foi um martírio, deu de tudo: câimbra, dor de barriga, vontade de ir no banheiro, mal estar... puts, foi uma eternidade, e no final da segunda volta o plano já tinha ido pro espaço. Felizmente consegui ganhar um pouco de foco na última volta e manter o ritmo planejado.

No final foi uma boa prova, baixei meu tempo do ano passado em TODAS as pernas da prova e fiquei fora do pódio por “detalhes”J. Mas o principal foi todo o aprendizado nessas últimas TRÊS semanas.

Parabéns a todos os companheiros de equipe que competiram e fizeram resultados excepcionais: Sebá, Alê, Silvinha, Tá, Aninha, Hely, Dú, Dani, Xapô, João, Geyson, Jú e Gina.

* O Célio anunciou uma prova em setembro nas distancias de 3km swim, 150km bike e 28km run. Espero que até lá eu já tenha feito as pazes com a “demora”, calibrado o “feeling” e não tenha que ficar “perseguindo” ninguém J

3 comentários:

simplifique disse...

Bem, eu curto muito a metodologia do Ironguides e um dos principios é esse, deixar toda a parafernália de lado e entender o que o corpo está dizendo. Acho que demora, mas que é a evolução isso é.
Bela prova.

Unknown disse...

Fiquei pensando em vcs no dia da prova, principalmente em vc que anda fazendo muitas provas seguidas, com solicitações musculares beeeeemmmmm diferentes. Ando pensando nisso, minha melhor prova foi sem cronometro, no pulso e com cateye marcando apenas cadencia. To pensando seriamente em fazer o Iron dessa forma.

Parabéns pela prova e por todos, quem sabe ano que vem faço Caiobá, acho o local realmente agradavel.

cfportugal disse...

Suporte sou eu Chris Portugal

Tava com login da empresa ahahahahahaha